PRODUÇÃO TEXTUAL: O DESAFIO DA PRÁTICA DOCENTE

  • Denise Sodré Dorjó Unitins

Resumo

O trabalho é fruto da observação das práticas pedagógicas de professores de Língua Portuguesa, em aulas que apresentam aos alunos atividades de produção de texto meramente mecânicas.  Percebe-se que as aulas estão longe de serem exercícios que levem o aluno a escrever, a revisar o próprio texto, a refletir e explorar os elementos linguísticos e não linguísticos que acompanham um texto, atividade fundamental, visto que não há receitas para produzir bons textos.  O certo é que para oportunizar ao aluno a reflexão sobre as possibilidades de uso da língua em diferentes contextos sociais e sobre as possibilidades de escolhas linguísticas adequadas da escrita, conforme as intenções de produção, faz-se preciso ao professor o domínio da língua padrão; da estrutura gramatical da língua; ainda, é elementar   que conheça os recursos linguísticos e suas funções na construção do sentido nos textos. 

Biografia do Autor

Denise Sodré Dorjó, Unitins
Graduada em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Filosof. Ciências Letras de BH (1997). Especialista, na área da Educação, em Processo Ensino-aprendizagem. União das Faculdades Clarentianas de S.P (1999). Mestrado em Linguística Portuguesa. Universid Autónoma de Asunción (2009). Atualmente faz parte do corpo docente do Curso de Letras e da Equipe Pedagógica da Instituíção. Atua principalmente nas áreas de Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Educação do Campo, Estágio Supervisionado.

Referências

BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática. Opressão? Liberdade? 11 ed. São Paulo: Ática, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

BATISTA, Antonio Augusto G. Aula de Português- Discurso e Saberes Escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CHAROLLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos (Abordagem teórica e estudo das práticas pedagógicas). In: GALVES, C. & ORLANDI, E. P.&OTANI, P. O Texto: leitura e escrita. 2.ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1997.

CHIAPPINI, Ligia. Aprender e Ensinar com Textos. 6. ed.São Paulo: Cortez, 2004.

FRANCO, Ângela. Metodologia de Ensino: Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Editora lê, 1997.

FREIRE, M. (Org.). Avaliação e planejamento, a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.

KOCH, I.V. O Texto e a construção dos sentidos. 2.ed. São Paulo:Contexto,1998.

KOCH, I.V. A inter-Ação pela linguagem. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2000.

NETO, A. G. A produção de textos na escola. São Paulo: Loyola, 1993.

PÉCORA, Alcir. Problemas de redação. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

TELLES, João A. e OSÓRIO, Ester M. R. O Professor de línguas estrangeiras e o seu conhecimento pessoal da prática princípios e metáforas. In: LINGUAGEM & ENSINO, Revista do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Católica de Pelotas. Pelotas, v. 2, n. 2, 1999.

SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. 6 ed. Campinas: Papirus, 2003.

Publicado
2015-12-18
Seção
Artigos