PRODUÇÃO TEXTUAL: O DESAFIO DA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
O trabalho é fruto da observação das práticas pedagógicas de professores de Língua Portuguesa, em aulas que apresentam aos alunos atividades de produção de texto meramente mecânicas. Percebe-se que as aulas estão longe de serem exercícios que levem o aluno a escrever, a revisar o próprio texto, a refletir e explorar os elementos linguísticos e não linguísticos que acompanham um texto, atividade fundamental, visto que não há receitas para produzir bons textos. O certo é que para oportunizar ao aluno a reflexão sobre as possibilidades de uso da língua em diferentes contextos sociais e sobre as possibilidades de escolhas linguísticas adequadas da escrita, conforme as intenções de produção, faz-se preciso ao professor o domínio da língua padrão; da estrutura gramatical da língua; ainda, é elementar que conheça os recursos linguísticos e suas funções na construção do sentido nos textos.
Referências
BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática. Opressão? Liberdade? 11 ed. São Paulo: Ática, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa.
BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
BATISTA, Antonio Augusto G. Aula de Português- Discurso e Saberes Escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CHAROLLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos (Abordagem teórica e estudo das práticas pedagógicas). In: GALVES, C. & ORLANDI, E. P.&OTANI, P. O Texto: leitura e escrita. 2.ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1997.
CHIAPPINI, Ligia. Aprender e Ensinar com Textos. 6. ed.São Paulo: Cortez, 2004.
FRANCO, Ângela. Metodologia de Ensino: Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Editora lê, 1997.
FREIRE, M. (Org.). Avaliação e planejamento, a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.
KOCH, I.V. O Texto e a construção dos sentidos. 2.ed. São Paulo:Contexto,1998.
KOCH, I.V. A inter-Ação pela linguagem. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2000.
NETO, A. G. A produção de textos na escola. São Paulo: Loyola, 1993.
PÉCORA, Alcir. Problemas de redação. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
TELLES, João A. e OSÓRIO, Ester M. R. O Professor de línguas estrangeiras e o seu conhecimento pessoal da prática princípios e metáforas. In: LINGUAGEM & ENSINO, Revista do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Católica de Pelotas. Pelotas, v. 2, n. 2, 1999.
SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. 6 ed. Campinas: Papirus, 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).