LETRAMENTO E MÍDIA NA ESCOLA

UMA DISCUSSÃO SOBRE O ENSINO CRÍTICO DE GÊNEROS DISCURSIVOS MOBILIZADOS EM PRÁTICAS JORNALÍSTICAS COMUNITÁRIAS/ALTERNATIVAS E SUA RELAÇÃO COM O JORNAL ESCOLAR

  • Gabriela Rempel Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este estudo almeja realizar uma discussão sobre como as práticas com o jornalismo comunitário e alternativo podem favorecer o trabalho com o jornal escolar. Defende-se, nesta pesquisa, que a mídia alternativa pode contribuir para o desenvolvimento de jornais escolares, principalmente em uma perspectiva crítica que considere projetos alternativos ao jornalismo convencional dominante (BONINI, 2017). Para tanto, debate-se o conceito mídia e jornalismo comunitário/alternativo a partir de autores da área do saber Jornalismo e também recorre-se à noção de letramento desenvolvida por Paulo Freire (1967; 1987), que vê o letramento como o momento de emancipação do sujeito.  Por fim, é discutida a Análise Crítica de Gênero, como uma abordagem que pode de organizar/sustentar o trabalho com o jornal escolar.

Palavras-chave: Jornais comunitários/alternativos; Jornal escolar; Alfabetização/letramento; Paulo Freire; Análise Crítica de Gênero.    

Publicado
2018-08-02