INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PELO VESTIBULAR: SISTEMA DE SELEÇÃO OU FORMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO?

Palavras-chave: Concurso Vestibular. Processo Seletivo. Educação Superior. Universidades Públicas. Avaliação dos Níveis de Ensino.

Resumo

O ingresso no ensino superior é uma aspiração da maioria dos jovens, seja por uma questão de realização pessoal, seja para buscar uma formação mais plena como pessoa, seja visando sua inserção no mercado de trabalho que passa por mudanças radicais em função dos avanços tecnológicos. Para conseguir esse acesso, o estudante tem que passar pelos processos seletivos estabelecidos pelas universidades, dentre eles se destaca o Vestibular. A presente pesquisa buscou analisar os números dos vestibulares de seis universidades públicas paranaenses no período de 2010 a 2020. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem quantitativa e objetivos exploratórios, que ocorreu por meio de uma pesquisa documental. As análises mostram um aumento de inscrições em bacharelados e redução nas licenciaturas, além de uma concentração muito grande de inscritos em alguns cursos. A pesquisa aponta que o vestibular pode ser usado como forma de avaliação dos níveis precedentes de ensino.

Biografia do Autor

Jeferson Lozeckyi, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGDC-Unicentro). Professor assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Erivelton Fontana de Laat, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção, ênfase Ergonomia pela UNIMEP e UFRGS. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). 

 

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Publicado
2022-06-06