THE “A PANDEMIA ACABOU NOS PREJUDICANDO DE DIVERSAS FORMAS”: OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavras-chave: Coronavírus e Educação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Pandemia e Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as percepções e implicações do Ensino Remoto Emergencial para o Ensino de Química. De cunho qualitativo e descritivo, este estudo apresentou os resultados encontrados quando 25 estudantes de licenciatura em Química de uma universidade pública do Nordeste foram questionados sobre os impactos do ensino remoto emergencial para o ensino, durante as aulas de Didática em Educação Química. Para análise dos dados foi realizada a Análise de Similitude, através do software Iramuteq, para construção da Árvore de Máxima Similitude e a Análise de Conteúdo emergindo as categorias: Acessibilidade e Formação profissional. Foi possível identificarmos que as discussões sobre acessibilidade para o uso das tecnologias educacionais ocorrem de modo tímido e a questão da ausência de aulas práticas no período de ensino remoto emergencial é um fator prejudicial para sua formação inicial e para a atuação do docente em sala de aula.

Biografia do Autor

Michele Bortolai, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Doutora em Ciências, professora de Química CFP/UFRB.Vice-líder RESSONAR. 

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Ensino de Ciências, professor de Química da UFRB/CFP, curriculista das Ciências. Líder do RESSONAR. 

Rafaela dos Santos Lima, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática, professora da Faculdade de Educação Social da Bahia (FAESB). 

Saimonton Tinôco, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação Especial (UFSCar), Mestre em Educação (UFRN), Licenciado em Pedagogia (UFRN). Docente do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais da Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado
2022-08-29