INVESTIGAÇÃO DOS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO NA DIVULGAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA PROPOR UM FRAMEWORK CONCEITUAL
Resumo
Este artigo procura investigar desafios vivenciados pelos professores sobre as atividades de mediação na divulgação e ensino de ciências, por meio da utilização de ferramentas digitais em tempos da pandemia coronavírus (covid-19). O objetivo é propor um framework conceitual que contribua na elaboração de atividades concatenadas para a construção de sequências didáticas focadas na mediação. Em sua maioria, professores necessitam de aperfeiçoamento para desenvolver habilidades de mediação, pois normalmente, grupos de escolas quando visitam museus e centros de ciências tem seus interesses prévios definidos por estímulos gerados pelo professor. O estudo constituiu-se por métodos de pesquisa qualitativa com amostragem de onze professores do curso de mestrado profissional de novas tecnologias digitais na educação do centro universitário Carioca. Os resultados da pesquisa apontam que o modelo proposto contribuiu para sistematização das atividades de mediação na divulgação e ensino de ciências por meio de ferramentas digitais durante o período de pandemia.
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