INVESTIGAÇÃO DOS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO NA DIVULGAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA PROPOR UM FRAMEWORK CONCEITUAL

Palavras-chave: Educação. Divulgação Científica. Tecnologias Digitais. Pandemia.

Resumo

Este artigo procura investigar desafios vivenciados pelos professores sobre as atividades de mediação na divulgação e ensino de ciências, por meio da utilização de ferramentas digitais em tempos da pandemia coronavírus (covid-19). O objetivo é propor um framework conceitual que contribua na elaboração de atividades concatenadas para a construção de sequências didáticas focadas na mediação. Em sua maioria, professores necessitam de aperfeiçoamento para desenvolver habilidades de mediação, pois normalmente, grupos de escolas quando visitam museus e centros de ciências tem seus interesses prévios definidos por estímulos gerados pelo professor. O estudo constituiu-se por métodos de pesquisa qualitativa com amostragem de onze professores do curso de mestrado profissional de novas tecnologias digitais na educação do centro universitário Carioca. Os resultados da pesquisa apontam que o modelo proposto contribuiu para sistematização das atividades de mediação na divulgação e ensino de ciências por meio de ferramentas digitais durante o período de pandemia.

Biografia do Autor

Jorge Eduardo Mansur Serzedello, Observatório Nacional

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca/RJ; Doutorando em Gestão de Sistemas Complexos no Programa de Pós-Graduação em Informática pela UFRJ; Atualmente é Coordenador de Tecnologia da Informação do Observatório Nacional / MCTI. 

Ana Paula Legey, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 2; Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ; Pós-doutorado no IEN/CNEN; Doutora em Ciências pelo IOC/Fiocruz; Coordenadora Adjunta e Pesquisadora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ;

Antônio Carlos de Abreu Mól, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1 C; Cientista do Nosso Estado do Rio de Janeiro; Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, Coordenador e Pesquisador do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ;

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq (2017-2021), Jovem Cientista do Nosso Estado (2009-2013) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2014-2017). Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Professor nos programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

André Cotelli do Espírito Santo, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Mestre em Ciências e Tecnologias Nucleares pelo IEN/CNEN; Doutorando no PPG Informática/UFRJ; integra o Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para Orientação da Aprendizagem no Reforço Escolar Mediadas por Tecnologias; Professor do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ.

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Publicado
2023-04-04