RITUAIS ARTÍSTICOS, GÊNERO E FIOS DE CONTA: A DIVERSIDADE COMO PROMOTORA DA READAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO HÍBRIDO

Palavras-chave: Ensino Híbrido na Educação Infantil. Arte Contemporânea. Scripts de Gênero. Diversidade religiosa e étnico-racial.

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de um grupo de crianças de uma Escola Municipal da Educação Infantil, localizada em uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, durante o retorno para a instituição na modalidade do ensino híbrido. Diante das limitações encontradas nesse retorno, como a dificuldade para se relacionar e brincar em diferentes contextos, em um processo de escuta das crianças buscou-se criar condições para que elas ampliassem e complexificassem suas ações, pensamentos e repertórios culturais e artísticos. A partir do interesse da turma por rituais que surgiu de uma aproximação com a cultura indígena, buscou-se inspirações na arte contemporânea para tensionar com as crianças certos padrões e preconceitos presentes na contemporaneidade. A partir das teorizações propostas pelos Estudos de Gênero, da Arte e da Infância, analisamos as repercussões desta ação pedagógica nos movimentos das crianças no cotidiano da Educação Infantil em tempos de pandemia.

Biografia do Autor

Jéssica Tairâne de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Educação Infantil na Rede Municipal da cidade de São Leopoldo.

Guadalupe Vieira da Silva, Rede Municipal de São Leopoldo

Mestre em Ciências e Tecnologias na Educação. Professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São Leopoldo.

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado
2022-07-20
Seção
Relatos de Experiência