PROPOSIÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS POR MESTRANDOS EM EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA O ENSINO NA/E PÓS-PANDEMIA

Palavras-chave: Tecnologias Educacionais. Formação de Professores;. Mestrado Profissional em Educação. Educação na e pós pandemia.

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as experiências de 39 Mestrandos em Educação, ingressantes no ano de 2021, que cursaram a disciplina eletiva Recursos Didáticos e Tecnológicos na Formação de Professores sobre o uso desses recursos no contexto da Educação Básica na e pós pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo, em que foram utilizados dois questionários online como instrumentos para a coleta de dados, um no início da disciplina e outro no final, e a análise de um produto educacional tecnológico, proposto para o contexto de formação de professores na e pós pandemia. Os resultados demonstraram que (a) já existia uma experiência prévia destes mestrandos com o uso de tecnologias educacionais, ainda que em diferentes níveis de aplicação; e (b) o trabalho colaborativo permitiu um avanço na reflexão sobre tecnologias educacionais e possibilitou a elaboração de produtos tecnológicos educacionais para serem implementados no contexto da formação de professores.

Biografia do Autor

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Atualmente é Professora do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté, do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas e Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário Teresa D’Ávila. 

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

Virgínia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Atualmente é Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

Referências

ARARIPE, J. P. G. A.; LINS, Walquíria C. B. Competências Digitais na Formação Inicial de Professores. São Paulo: CIEB; Recife: CESAR School, 2020.
BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017.
BUSSOLOTTI, J. M.. MONTEIRO, P. O.[Org.]. Tecnologias da informação e comunicação e metodologias ativas. Mestrado Profissional em Educação. Taubaté/SP: EdUnitau, 2018.
BUSSOLOTTI, J.M.; SOUZA, M.A.; CUNHA, V.M.P O World Café como uma possibilidade interdisciplinar de aprendizagem ativa In: CIET:EnPED, 2018, São Carlos. CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica. São Carlos: CIET:EnPED, 2018. v.1. p.1 – 10 http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/850
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. CIEB: Como o mercado de tecnologias educacionais se relaciona com a rede pública de ensino: uma radiografia da interação entre os dois setores e dos caminhos para aproximá-los. São Paulo: CIEB, 2021. https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2021/04/CIEB-Estudos-7_web.pdf

Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Mapeamento Edtech 2O2O : investigação sobre as tecnologias educacionais brasileiras [recurso eletrônico] / Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), 2020. https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2021/04/Mapeamento-Edtech-2020_web.pdf
DIAS, V.C. Inovações Pedagógicas e Práticas Educativas de professores do Ensino Fundamental e Médio. 2021. Dissertação (Educação) - Universidade de Taubaté https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Vanessa-Cristina-Dias.pdf
LÉVY, P. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009. SARAIVA Karla; TRAVERSINI Clarice; LOCKMANN Kamila A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094
DOS SANTOS, C.A.M; PEREIRA, M.A.C; DE SOUZA, M.A; MACHADO DIAS, J.P.; OLIVEIRA, F.S. Different Teaching Approaches and Use of Active Learning Strategies as Tools for Inter- and Transdisciplinary Education. INTERNATIONAL JOURNAL OF SOCIAL SCIENCE STUDIES, v.8, p.15 - 23, 2020 http://redfame.com/journal/index.php/ijsss/article/view/4693/4882
SANTOS, C.A.M.; PEREIRA, M.A.; BARRETO, M.A.M.; SOUZA, M.A; CICARELLI, P. O. CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v.18, p.18, 2018. http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/293/298
SOUZA, M.A.; CUNHA, V.M.P.; BUSSOLOTTI, J.M. O uso da rede social Cuboz no Mestrado Profissional em Educação: uma estratégia metodológica para a preparação dos alunos para as aulas In: XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2018, Salvador-BA. ANAIS DO XIX ENDIPE. Salvador: UFBA, 2018. v.1. p.1 – 8 http://www.xixendipe.ufba.br/
SOUZA, M.A.; SANTOS, L.A.; YARED, I.; RIBEIRO, S.L.S.R. Saberes docentes e desenvolvimento profissional: o que está em jogo quando se fala em TDIC nas práticas educativas In: Formação de Professores na Educação Básica: um recorte de pesquisa na área.1 ed.Taubaté-SP: EdUnitau, 2021, v.1, p. 30-49.
SOUZA, M.A; BUSSOLOTTI, J.M.; RIBEIRO, S.L.S.; DA CUNHA, V.M.P. o uso de plataformas digitais e flipped classrrom em uma disciplina no Mestrado Profissional em Educação. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS, v.12, p.189 - 207, 2019 https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/556
SOUZA, M.A; BUSSOLOTTI; DA CUNHA, V.M.P.; FAZENDA, I. C. A. Como nascem projetos inovadores no Mestrado Profissional em Educação. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v.8, p.213 - 231, 2020 http://https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2708
SOUZA, M.A; BUSSOLOTTI; DA CUNHA, V.M.P.; FAZENDA, I. C. A. Currículo e Interdisciplinaridade: o que dizem os estudantes de um Mestrado Profissional em Educação. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v.10, p.104 - 124, 2020. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/51219
SOUZA, M.A; FAZENDA, I. C. A. . Interdisciplinaridade, Currículo e Tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 708-721, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8303/6561
VALENTE, J. A., Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está porvir / organizado por: Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhalis Arantes. – Campinas, SP : NIED/UNICAMP, 2018. https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf
Publicado
2023-04-04