ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA EVASÃO NOTA ZERO NO TOCANTINS: A REVERBERAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO
Resumo
O acesso à escola é um direito assegurado na Constituição Federal de 1988. A pandemia do coronavírus 19, provocou a evasão dos adolescentes a escola. A problemática da evasão, demandou ações e estratégias de busca ativa. A pesquisa tem por objetivo identificar as estratégias utilizadas pelas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (DREJE) para garantir o acesso e a permanência dos discentes da Educação Básica nas escolas, durante o período Covid-19, no ano letivo 2020. Trata-se de uma abordagem qualitativa que pautou na revisão bibliográfica, análise documental do Relatório interno da Diretoria de Gestão da Educação Básica (DGEB) de Estado do Tocantins (2021) e Programa Evasão Escolar Nota Zero (PEENZ). Os resultados apontam estratégias para o enfrentamento à evasão, como a criação de Comitê da busca Ativa, formação continuada a equipe escolar, monitoramento da frequência escolar e ações de busca ativa no Projeto Político Pedagógico (PPP).
Referências
FONTANA, F. Técnicas de Pesquisa. In: MAZUCATO, T. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis-SP: FUNEPE, 2018. 1ª edição. p. 59-78.
GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. A Orientação Educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo: Cortez, 2002. P.29.
INEP. Censo Escolar, 1 jun. 2020. Brasília. 2020a. Disponível em:
_____. Conheça o Inep, 2020b. Brasília. Disponível em:
______. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019 [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020c.
JUVENTUDES e a Pandemia do Coronavírus. 2ª ed. Relatório Nacional. Maio de 2021. Disponível em: https://us.docs.wps.com/l/sIASMzrFp1I2zjwY. Acesso em: 02 jan. 2022.
MIARKA, R.; MALTEMPI, M. V. O que será da Educação Matemática depois do Coronavírus?. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2020, v. 34, n. 67 [Acessado 3 Janeiro 2022], pp. 3-4. Disponível em:
PORTILHO, Gabriela. Entenda as taxas de transição escolar e de rendimento dos alunos. Revista Nova Escola, 01 jun. 2012. Disponível em:
PUGAS, S. A. CARVALHO, P. L. de; BARBOSA, L. L. C. Programa Evasão Escolar Nota Zero: Caminhos Percorridos Para O Acesso, A Permanência E O Sucesso Do Estudante Na Educação Básica No Contexto Pandêmico Do Tocantins Em 2020. XV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Inspirações, Espaços e Tempos da Educação. 2021
QEDU ACADEMIA. Taxas de rendimento, [2020]. [online]. Disponível em:
TOCANTINS. Instrução Normativa nº 008, de 16 de outubro de 2020. Estabelece diretrizes para a operacionalização do Programa Evasão Escolar: Nota Zero, nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Diário Oficial nº 5721. Ano XXXII - Estado do Tocantins, 10 de novembro de 2020, p. 14-19. (2020a). Disponível em: https://diariooficial.to.gov.br/busca/?por=edicao&edicao=5721. Acesso em: 12 jun. 2021.
_____. Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais – Ensino Híbrido. Práticas pedagógicas, de Gestão e Promoção da Saúde. (2020b). Disponível em:
_____. Programa Escolar Evasão Nota Zero (PEENZ). (2020c). Disponível em:
UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação, Abril, 2021. Disponível em:
_____. UNICEF lança novas estratégias para apoiar a educação infantil na pandemia: Em live com a Undime, UNICEF discute os desafios da pandemia e apresenta novo guia e site do Deixa que Eu Conto e novos painéis de dados da Busca Ativa Escolar. Junho de 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-lanca-novas-estrategias-para-apoiar-educacao-infantil-na-pandemia Acesso em: 09 dez 2021.
RATIER, Rodrigo. Como manter todos na escola. Revista Nova Escola, 01 maio 2010. Disponível em:
SANTOS, B. de S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almeidina, 2020 ISBN 978-972-40-8496-1.
VIEIRA, C. L. A (Re) Produção do Fenômeno “Evasão Escolar” no Bairro da Vitória – Goiânia (Go). 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia (GO). 2019. Disponível em:
ZURAWSKI, Paula. O coordenador pedagógico como formador. Revista Nova Escola, Gestão, 01 abr. 2014. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).