A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DOCENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: O QUE ESTAMOS FAZENDO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19?

Palavras-chave: COVID-19. Educação Superior. Docentes.

Resumo

Este relato de experiência propõe uma reflexão sobre a legislação da Educação Superior no Brasil e o que vem sendo realizado pelos docentes nos cursos de graduação em Psicologia, durante o período da pandemia da Covid-19. O docente está ensinando, aprendendo, compreendendo e vivenciando algo além do conteúdo teórico ? A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, com análise de documentos oficiais do Conselho Federal de Psicologia, Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação. A reflexão proposta é que estes vinte e dois meses de ensino remoto foram espaços de invenção de modos de trabalho e de convivência e, além de ensinar, o acolher também foi uma prática docente-discente.

Biografia do Autor

Ágnes Cristina da Silva Pala, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Estudos da Subjetividade (UFF). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Ciências do Cuidado em Saúde (Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / UFF). Professora do curso de Psicologia na Faculdade Maria Thereza (FAMATH), Niterói, RJ, Brasil.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-Doutora em Filosofia (UERJ). Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós-Doutora em Enfermagem (UERJ). Professora Titular na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado
2023-04-04