VIDAS EM HOME OFFICE: O TRABALHO DE PROFESSORES SOB FOGO CRUZADO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Palavras-chave: Professores; Ensino remoto; Home Office.

Resumo

Este artigo, buscou compreender o atual fenômeno do trabalho de professores na modalidade home office, de modo a apreender seus significados, analisar os comportamentos dele decorrentes e os sentimentos a estes atribuídos. Ao conhecer a labuta de professores(as), que realizam suas atividades docentes na modalidade home office, buscou-se compreender como estes (as) vêm fazendo esse enfrentamento no novo modo de ser e fazer a docência e sob quais condições se encontram. Num contexto de educação remota, de crescente complexidade técnico-laboral, como professores reinventam modos de ser e viver a docência? Neste contexto, se coloca a questão de onde e como pesquisar esses fluxos de relações que os professores estabelecem entre si, a escola e os alunos com suas famílias, através das redes sociais, estabelecendo formas de mapear a teia de relações que se criam e recriam no movimento de informações e nas interações que impulsionam as relações dos sujeitos envolvidos

Biografia do Autor

Maria Isabel Silva Bezerra Linhares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduação em Serviço Social (Universidade Estadual do Ceará – UECE) e Formação Especial Pedagógica (Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA). Mestrado em Gestão Pública (UVA) e Doutorado em Sociologia, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estágio Pós-doutoral em Estudos Culturais ​do Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Heldo da Silva Mendonça, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Sociologia pelo Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFSOCIO) sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na associada Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho (UGF) e Ciência Política pela Faculdade Focus. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Exerce o cargo de Coordenador Escolar na EEM Raimundo Adjacir Cidrão de Oliveira (CREDE 15-SEDUC/CE). Professor efetivo de sociologia da rede estadual de ensino cearense.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

BHARGAVA, Rohit. The 5 Models of Content Curation. Influential Marketing Group, 2011. Disponível em: http://www.rohitbhargava.com/2011/03/the-5-models-of-content-curation.html. Acesso em: 08 de mar. de 2021.

CEARÁ. Secretaria da Educação Básica. Portaria nº. 1451/2017-GAB. Estabelece as normas para a lotação de professores nas escolas públicas estaduais para o ano de 2018 e dá outras providências. Fortaleza, 2017.

______. Guia de Possibilidades de Organização Pedagógica no período remoto/híbrido. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2020/09/guia_possibilidades.pdf. Acesso em: 15/06/2021.

______. Chamada Pública para Adesão ao Projeto Professor Diretor de Turma. Fortaleza, 2010.
______. Sistema Integrado de Gestão Escolar. Disponível em http://sige.seduc.ce.gov.br/. Acesso em: 22 abr. 2020.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 26. ed. Rio de. Janeiro: Paz e Terra, 2002.

INSFRAN e et al. A pandemia da COVID-19 como vitrine da precarização do trabalho docente e da educação: desafios para o ensino em uma democracia fragilizada. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 166-187, jun./out. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52309 Acesso em: 07 de mar. De 2021.

OLIVEIRA, E. B. de. O professor do campo e a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências E Educação. v. 6, n.12, p. 13,-17, 2020. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/317. Acesso em: 08 jun. 2021.

SILVA, S.A.G. et. al. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano 1, n. 1, jul. 2009. Disponível em: www.rbhcs.com. Acesso em: 22 mar. 2019.

SILVA, Wagna Andrade. (Re)Pensar a formação docente com as tecnologias digitais no ensino fundamental: desafios contemporâneos. Revista Docência e cibercultura. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 106-117, 2018.

SOUZA et. al. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós-pandemia. Ensino em Perspectivas, v.2, n.2, p.1–23. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975. Acesso em: 08 jun. 2021.

WELLER, W.; OTTE, J. Dossiê: Narrativas. Análise de narrativas segundo o método documentário: Exemplificação a partir de um estudo com gestoras de instituições públicas. Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 325-340, maio/ago. 2014.
Publicado
2024-01-15