AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS DO TILSP PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO IF GOIANO: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este artigo reflete sobre as potencialidades e os desafios enfrentados pelo TILSP no contexto da pandemia da Covid-19 para promover a inclusão dos alunos surdos nas aulas remotas mediadas pelas tecnologias digitais. Tal reflexão contempla o direito do surdo de acesso à educação em uma perspectiva inclusiva, destacando a necessidade de uma abordagem bilíngue no processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva do TILSP. O estudo analisou o relato da experiência do TILSP nas aulas remotas da disciplina Análise de Custos e Formação de Preços, ministradas para os alunos do 3º período do curso Técnico em Administração do IF Goiano Campus Rio Verde - GO. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: a literatura científica, a legislação em vigor e o relato de experiência. Conclui-se que apenas a presença do TILSP durante as aulas não é suficiente para promover uma educação em uma perspectiva inclusiva para os alunos surdos de forma efetiva, sendo necessário mudanças urgentes.
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