AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS DO TILSP PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO IF GOIANO: UM ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. TILSP. Surdos. Inclusão. Libras.

Resumo

Este artigo reflete sobre as potencialidades e os desafios enfrentados pelo TILSP no contexto da pandemia da Covid-19 para promover a inclusão dos alunos surdos nas aulas remotas mediadas pelas tecnologias digitais. Tal reflexão contempla o direito do surdo de acesso à educação em uma perspectiva inclusiva, destacando a necessidade de uma abordagem bilíngue no processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva do TILSP. O estudo analisou o relato da experiência do TILSP nas aulas remotas da disciplina Análise de Custos e Formação de Preços, ministradas para os alunos do 3º período do curso Técnico em Administração do IF Goiano Campus Rio Verde - GO. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: a literatura científica, a legislação em vigor e o relato de experiência. Conclui-se que apenas a presença do TILSP durante as aulas não é suficiente para promover uma educação em uma perspectiva inclusiva para os alunos surdos de forma efetiva, sendo necessário mudanças urgentes.

Biografia do Autor

Andreza Alves Vieira, Instituto Federal Goiano (IFGOIANO)

Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas (IF Goiano) e Bacharel em Administração. Atualmente é Analista Administrativo na empresa Sementes Marambaia.

Calixto Júnior de Souza, Instituto Federal Goiano (IFGOIANO)

Doutor em Educação Especial (UFSCar), Mestre em Educação (UFGD) e Graduado em Pedagogia e Educação Física. Atualmente é professor do IF Goiano – Campus Rio Verde.

Adriano Aparecido da Silva, Instituto Federal Goiano (IFGOIANO)

Mestre em Educação para Ciências e Matemática (IFG), Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF Goiano) e Licenciatura em Letras - Português/Inglês (UNIRV) e em Pedagogia (Centro Universitário Unifacvest). Atualmente é servidor do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás e do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

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Publicado
2023-04-04