“O SHOW DA VIDA”: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E DESIGUALDADE SOCIAL NAS ABORDAGENS EM JORNAIS TELEVISIVOS

Palavras-chave: Educação. COVID-19. Mídia. Jornalismo. Ensino remoto.

Resumo

O Brasil sofre com a ampliação das distâncias sociais e a diminuição do poder aquisitivo para as classes economicamente vulneráveis, devido a pandemia da COVID-19 e as medidas de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), gerador da doença respiratória que assola o mundo contemporâneo com mais de 5 milhões de mortes pelo globo. Como medida de segurança sanitária, o Ministério da Educação, em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde, implantou a modalidade de Ensino Remoto para as instituições de ensino. O presente artigo debruça-se em um estudo acerca do caráter emergencial do Ensino Remoto, em vista das desigualdades sociais e a restrição de acesso aos recursos que possibilitam o exercício das atividades online, bem como pretende compreender de que forma o jornal televisivo, Fantástico: O Show da Vida, constrói uma realidade formadora de opiniões sobre a educação em período pandêmico.

Biografia do Autor

Clarisse Beatriz Nascimento Ventura, Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

Graduada em História pela Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico - Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA) e Especialista em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

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Publicado
2023-12-12