MULHERES ARMADAS E DESTEMIDAS: GÊNEROS DO DISCURSO NO DISCURSO DE GÊNERO

  • Sabrina Celestino Celestino Universidade Federal do Tocantins
  • Karenine Miracelly Rocha da Cunha Centro de Estudos de Pessoal do Exército e Forte Duque de Caxias

Resumo

O presente artigo propõe-se a partilhar algumas reflexões sobre a relação entre mulheres e a carreira militar, a partir do discurso midiático que reproduz representações de gênero. Como base de nossas análises tomamos por materialidade o processo vivenciado no interior do Exército Brasileiro com o ingresso de cadetes do segmento feminino na linha de ensino bélico ocorrido no ano de 2017. Com as elaborações destacadas indagamos: em que medida o gênero do discurso estudado reproduz o discurso de gênero e os estereótipos vigentes? Buscando oferecer materialidade à referida questão, nos apropriamos das representações que relacionam mulheres e a carreira militar no Exército Brasileiro publicizadas, por um programa de entretenimento de uma emissora de canal aberto de circulação nacional.

Biografia do Autor

Sabrina Celestino Celestino, Universidade Federal do Tocantins

Assistente Social graduada pela Universidade Federal Fluminense - UFF Niterói, mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FSS/UERJ, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGSS-PUC RIO) Professora Adjunta do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (Comando do Exército) e líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Forças Militares.

Karenine Miracelly Rocha da Cunha, Centro de Estudos de Pessoal do Exército e Forte Duque de Caxias

Jornalista (Unesp), mestre em Comunicação (Unesp) e doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo impresso diário e de revista. Atualmente, é professora dos cursos de pós-graduação do Centro de Estudos de Pessoal, instituição de formação e aperfeiçoamento em Ciências Humanas do Exército Brasileiro. Atuou como coordenadora e professora do curso de Jornalismo do UniToledo (Centro Universitário Toledo) e docente da Fatec-Araçatuba, ligada ao Centro Paula Souza, órgão do governo estadual paulista.Tem especial interesse acadêmico pelos temas: teoria e epistemologia da comunicação e do jornalismo, edição em mídia impressa (jornal e revista), técnicas de redação, história da comunicação, comunicação nas organizações, convergência e tendências hipermidiáticas no jornalismo e metodologia científica.

Publicado
2018-07-19