ENSINO REMOTO: DILEMAS E REFLEXÕES A PARTIR DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavras-chave: Pedagogia. Formação Inicial de Professores. Didática.

Resumo

O presente texto compartilha algumas reflexões acerca da didática na formação de professores no curso de Pedagogia a partir da experiência como professoras supervisoras na disciplina de Estágio Supervisionado, valendo-se do ensino remoto para o desenvolvimento das atividades práticas da disciplina. Trata-se de um estudo teórico de cunho qualitativo em que apresentamos e problematizamos nossos desafios e dilemas vivenciados durante a suspensão das aulas presenciais, mas que não nos isentou de desenvolver os momentos de práticas da disciplina nas escolas da Educação Básica. As alternativas criadas para que os momentos de intervenção na escola viessem a acontecer nos lançou alguns questionamentos sobre a didática na formação de professores e a importância de um ensino para atuar profissionalmente ante ao inesperado e desconhecido. Assim, a luz dos escritos de Paulo Freire, versamos sobre as situações vivenciadas, tecendo reflexões acerca da didática e sua importância na formação docente.

Biografia do Autor

Maria Josélia Zanlorenzi, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), Campus Presidente Prudente, São Paulo. Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Sabrina Plá Sandini, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Professora no Departamento de Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Referências

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Publicado
2023-04-04