APRENDIZADOS EM AULAS REMOTAS: EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Mácio Nunes Machado CETEP/GENTTES
Palavras-chave: Aprendizagem. Docência. Práxis. Filosofia. Trabalho-educação

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens engendradas nas aulas remotas de Filosofia na Educação Profissional no período pandêmico. As reflexões partem do olhar do educador para a sua própria prática docente relacionada com as impressões dos estudantes nas referidas aulas, que ora participavam, ora a presença era apenas a letra do nome. O contexto das aulas remotas para estudantes da rede estadual de ensino foi bastante desafiador, principalmente no quesito de frequência, uma vez que a média de presenças foi na escala de 40 a 60%. Diante de tal cenário, a experiência apontou que as aulas bem-sucedidas foram as que apresentaram maior possibilidade de interação, ou seja, àquelas que foram planejadas e ministradas com desafios, nos quais as e os estudantes teriam que se posicionar com as suas vivências, enquanto atores do seu processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Mácio Nunes Machado, CETEP/GENTTES

Licenciado em Pedagogia e em Filosofia, Mestre em Educação e Contemporaneidade, professor da Rede Estadual de Educação da Bahia.

Referências

ARENDET, Hannah. A condição humana., tradução de Roberto Raposo, prefácio de Celso Lafer. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: Imagens e auto-imagens. 9ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007

CAMPOS, Fernanda C. A. et all. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003

FAVARETTO, Celso. Filosofia, ensino e cultura. In: KOHAN, Walter O. (org.) Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias na sociedade de casses. Revista Brasileira de Educação, v. 14, nº 40, jan./abr. 2009
LÉVI, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993 (Coleção TRANS)

LINHARES, Célia. De uma cultura de guerra para uma de paz e justiça social movimentos instituintes em escolas públicas como processos de formação docente. In: LINHARES, Célia e LEAL, Maia Cristina (orgs.). Formação de professores: uma crítica à razão e à política hegemônicas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002

MACHADO, Mácio Nunes. Política Pública de Educação Profissional da Bahia. Jundiaí-SP: Paco editorial, 2016

MARCONDES, Danilo. É possível ensinar a filosofia? E, se possível, como? In: KOHAN, Walter O. (org.) Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008

NOSELLA, Paolo. Trabalho e educação: Do tripalium da escravatura ao labor da burguesia; Do labor da burguesia à poiésis socialista. In: GOMEZ, Carlos Minayo. [et al.] Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. – 4ª ed. – São Paulo, Cortez, 2002.
Publicado
2023-03-27
Seção
Relatos de Experiência