A CIÊNCIA É A VACINA CONTRA O NEGACIONISMO: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO IFMA CAMPUS BURITICUPU

  • Raffaelle Andressa dos Santos Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Angela Maria Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) https://orcid.org/0000-0002-0273-1654
  • Francisca Márcia Costa de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) https://orcid.org/0000-0002-3856-1589
Palavras-chave: Pandemia. Ciência. Negacionismo. Pesquisa. Iniciação Científica.

Resumo

Notas introdutórias sobre a iniciação científica no IFMA campus Buriticupu. Trata-se de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Superior, financiada pela PRPGI/IFMA e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Este estudo propõe analisar as múltiplas e imbricadas correlações entre pandemia e a pesquisa científica no IFMA campus Buriticupu. Para tanto, será apresentado um recorte da revisão de literatura sobre Iniciação Científica, pandemia de COVID-19, negacionismo científico e os primeiros desdobramentos das ações desta investigação, ancorada em dados dos Seminários de Iniciação Científica (SEMIC) dos anos de 2018 a 2020. Conclui-se que o conhecimento científico sempre será emergente em uma sociedade e se faz presente nas instituições de ensino por meio da iniciação científica e tecnológica ainda que o desmonte nos apoios e fomentos esteja materializado na realidade acadêmico-científico-profissional.

Biografia do Autor

Raffaelle Andressa dos Santos Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Educação e graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Angela Maria Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública, (Pelo IFMA). Pesquisadora de Iniciação Científica e Tecnológica no IFMA.

Francisca Márcia Costa de Souza , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestra em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

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Publicado
2023-04-04