A CIÊNCIA É A VACINA CONTRA O NEGACIONISMO: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO IFMA CAMPUS BURITICUPU
Resumo
Notas introdutórias sobre a iniciação científica no IFMA campus Buriticupu. Trata-se de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Superior, financiada pela PRPGI/IFMA e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Este estudo propõe analisar as múltiplas e imbricadas correlações entre pandemia e a pesquisa científica no IFMA campus Buriticupu. Para tanto, será apresentado um recorte da revisão de literatura sobre Iniciação Científica, pandemia de COVID-19, negacionismo científico e os primeiros desdobramentos das ações desta investigação, ancorada em dados dos Seminários de Iniciação Científica (SEMIC) dos anos de 2018 a 2020. Conclui-se que o conhecimento científico sempre será emergente em uma sociedade e se faz presente nas instituições de ensino por meio da iniciação científica e tecnológica ainda que o desmonte nos apoios e fomentos esteja materializado na realidade acadêmico-científico-profissional.
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Esteia dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 316 p.
CHIBENI, Silvio Seno. Tópicos introdutórios sobre filosofia da ciência: Tópico 3 - Limites do conhecimento científico. [s.l.][s.d.] Disponibilidade em: https://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/limitesconhecimentocientifico.htm. Acesso em 26 out. 2021.
DEPARTAMENTO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO (DPPGI). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus Buriticupu. Levantamento de dados institucionais sobre pesquisa. 2021.
ESCOBAR, Herton. A Ciência Contra o Negacionismo: Cientistas ganham espaço nas redes sociais, mas ainda é preciso crescer muito para superar a influência de grupos obscurantistas. Jornal da Universidade de São Paulo, 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/a-ciencia-contra-o-negacionismo/. Acesso em: 07 nov. 2021.
FOLHA DE SÃO PAULO. 'Negação da ciência é uma outra pandemia', diz vencedora do Nobel. 2021. Disponibilidade em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2021/11/negacao-da-ciencia-e-uma-outra-pandemia-diz-vencedora-do-nobel.shtml. Acesso em: 16 Nov. 2021.
FRANCELIN, Marivalde Moacir. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Revista Ciências da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 26-34, set./dez. 2004. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a04v33n3. Acesso em: 20 set. 2021.
GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Base de dados. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
MASSARINE, Luiza; ARARIPE, Cristina. Aumentar diálogo com sociedade: uma questão de sobrevivência para a Ciência brasileira. Caderno Saúde Pública. Disponibilidade em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/39626/2/MASSARANI_12A_2019.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.
Oliveira, Dalila Andrade; Pereira Junior, Edmilson Antonio. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, 2020. Disponibilidade em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212 Acesso em: 10 nov. 2021.
RAMOS, Fernanda Peres; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; CORAZZA, Maria Júlia. A ciência moderna e as concepções contemporâneas em discursos de professores-pesquisadores: entre rupturas e a continuidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 10, n. 1, p. 84-108, 2011. Disponibilidade em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen10/ART5_Vol10_N1.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.
SAVIANI, Demerval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Universidade e sociedade: pandemia da COVID-19 - trabalho e saúde docente. Ano XXXI, v. 67, p. 36-49, 2021. Disponibilidade em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
SILVA FILHO, Márcio de Castro. O negacionismo da ciência compromete o futuro do Brasil. 2000. Disponibilidade em: https://jornal.usp.br/artigos/o-negacionismo-da-ciencia-comprom.ete-o-futuro-do-brasil/. Acesso em: 26 set. 2021.
SILVA, Luiz Fernando Ferraz da. Iniciação científica – contexto e aspectos práticos. Revista de Medicina, [S. l.], v. 91, n. 2, p. 128-136, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/58973. Acesso em: 6 abr. 2021.
VITIELLO, Maria Gorett Freire. Iniciação Científica Na Modalidade Da Educação A Distância: A Mediação Por Meio De Ferramentas Digitais. 2019. 167 p. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) – Universidade Pitágoras UNOPAR, Londrina, 2019.
VITIELLO. Maria, G. F.; NANTES. Eliza, A. S. Iniciação Científica na modalidade EaD: experiência da mediação por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação. In: XVIII SEDU - Semana da Educação - I Congresso Internacional de Educação Contextos Educacionais, 2019, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).