ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Ensino remoto. Estágio Supervisionado. Pedagogia. Formação Inicial.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de descrever as experiências vivenciadas remotamente por uma turma de acadêmicos no segundo semestre de 2021 na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. A organização de práticas formativas de estágio no formato remoto expuseram a necessidade de replanejamento e um maior engajamento com as tecnologias digitais por parte dos professores em formação. Sendo assim, apontamos as principais ações desenvolvidas no estágio, identificando possibilidades de uma formação diferenciada e significativa com tecnologias digitais, dialogando com as necessidades comuns ao campo da Educação Infantil, seja no aspecto teórico ou prático. Em síntese, os resultados da experiência explicitam que a dinâmica do ensino remoto permitiu a transformação das concepções de estágio supervisionado em tempos de pandemia, oportunizando novos meios de pensar a formação de professores, mesmo quando o ensino presencial for possível novamente.

Biografia do Autor

Jessica Rodrigues da Silva Mendes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil.

Israel Lucas Maciel Nonato, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil.

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil.

Elenir da Conceição Lima Nicácio, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora aposentada do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil.

Referências

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Publicado
2023-04-04