ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de descrever as experiências vivenciadas remotamente por uma turma de acadêmicos no segundo semestre de 2021 na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. A organização de práticas formativas de estágio no formato remoto expuseram a necessidade de replanejamento e um maior engajamento com as tecnologias digitais por parte dos professores em formação. Sendo assim, apontamos as principais ações desenvolvidas no estágio, identificando possibilidades de uma formação diferenciada e significativa com tecnologias digitais, dialogando com as necessidades comuns ao campo da Educação Infantil, seja no aspecto teórico ou prático. Em síntese, os resultados da experiência explicitam que a dinâmica do ensino remoto permitiu a transformação das concepções de estágio supervisionado em tempos de pandemia, oportunizando novos meios de pensar a formação de professores, mesmo quando o ensino presencial for possível novamente.
Referências
ANDRADE, A. N.; NEGRÃO, F. C.; VILAÇA, A. L. A. O ensino remoto emergencial no amazonas nas lentes dos professores: inclusão ou exclusão? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Campina Grande. Anais eletrônicos... Campina Grande, Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80741. Acesso em: 17 jan. 2022.
ANNUNZIATO, V. R. Jogando com os sons e brincando com a música. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
GROLLMUS, N. S.; TARRÈS, J. P. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, mayo 2015.
NEGRÃO, F. C. Competências e habilidades do profissional de pedagogia. In: CASTRO, P. A. de. Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 566-585. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74158. Acesso em: 10 jan. 2022.
NEGRÃO, F. C.; MORHY, P. E. D. O cenário da educação pública no Amazonas em tempos de pandemia. In: MARTINS, G. Estratégias e Práticas para Atividades a Distância. Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2020.
OSTETTO, L. E. Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008.
OSTETTO, L. E.; OLIVEIRA, E. R.; MESSINA, V. S. Deixando marcas... A prática do registro do cotidiano da educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2001.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
WILEY, D. Learning Object Design and Sequencing Theory. 2000. 120f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Brigham Young University, Provo, 2000.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).