O COTIDIANO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Pandemia da Covid-19. Ensino remoto. Isolamento social. Educação profissional.

Resumo

Em um contexto de pandemia, este estudo busca conhecer os impactos da Covid-19 no dia a dia dos estudantes da educação profissional tendo em vista as mudanças provocadas pelo isolamento social e a suspensão das aulas presenciais. Constituída como pesquisa descritiva, com dimensão exploratória, seguiu abordagem qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo. Foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo estudo de caso, envolvendo estudantes que frequentam os cursos de graduação de um Instituto Federal da região sul do Brasil. Na sua constituição, apresenta uma caracterização dos estudantes da educação profissional que estão em isolamento social e como tem sido o dia a dia e o estilo de vida desses estudantes durante a citada pandemia. Os resultados indicam que a Covid-19 está afetando a rotina dos estudantes: o afastamento presencial da instituição de ensino está permitindo desenvolver atividades formativas, de entretenimento e de ocupação profissional, entre outras.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutor em Educação pela Pontifícia universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Graduado em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão, Sertão, Rio Grande do Sul.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Graduada em Pedagogia, História e Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó, Chapecó, Santa Catarina.

Adele Stein Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Cursa Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Atualmente é bolsista de iniciação científica do CNPq.

Lídia Paula Trentin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus de Frederico Westphalen. Cursa Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão.

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Publicado
2023-04-04