EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM APORTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDICS)
Resumo
A pandemia da Covid-19 assolou o mundo trazendo prejuízos em diversas áreas, especialmente na educação. As instituições precisaram se reinventar e buscar mecanismos que permitissem a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, de acordo com a estrutura disponível. Assim, desenvolveu-se um artigo que relata as experiências das autoras que vivenciaram métodos aplicados durante a pandemia no tocante a promover o ensino e a aprendizagem, em um momento de luto e isolamento social. O artigo aborda questões relacionadas a inclusão de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no cotidiano educacional no período pandêmico, apresentando os principais desafios e êxitos conquistados. Observou-se que todas as experiências exitosas convergem para a aplicação de metodologias com o uso de TDICs que proporcionaram a comunicação com a comunidade escolar, através de uma linguagem acessível a todos os envolvidos e de acordo com o ambiente onde estas estão inseridas, promovendo práticas interativas e ativas.
Referências
BAHIA, Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE nº 50 de 09 de novembro de 2020. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/Resolucao_50_e_Parecer_99.pdf. Acesso em: 10 jan. de 2022.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; DE MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.
CIENSINAR: WordWall – crie atividades gamificadas a partir da associação entre palavras. Disponível em: https://www.ufjf.br/ciensinar/2020/07/17/wordwall-crie-atividades-gamificadas-partir-da-associacao-entre-palavras/. Acesso em: 11 jan. 2022
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. # fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157?mode=full. Acesso em: 11 jan. 2022.
DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; MENDONÇA, Jacqueline Aparecida; DA SILVA, Lídia Andrade. Metodologias ativas e TDICS: experiências no ensino remoto. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 46, 2021.
DORSA, Arlinda Cantero. Linguagem mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Campo Grande, MS: UCDB/Portal Educação, 2010.
DALTRO, M.R.; FARIA, A.A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, 223- 237, 2019
GUERRA, G. C. et al. Educação em tempos pandêmicos: o uso do aplicativo Whatsapp como proposta de comunicação em aulas remotas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, p. 273-285, 2021.
JUNIOR, C. R. S., sala de aula invertida: por onde começar?. Ebook Digital. 34f. IFG. 2020.
KENKSI, Vani. M., Sociedade Tecnológica: Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Ebook Digital. 52f. UNEB. 2021.
KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; JUNIOR, Luis Carlos KNUPPEL. Sociedade Tecnológica: diálogos, cruzamentos e entrecruzamentos. Ebook Digital. 52f. UNEB. 2021.
SAYAD, Alexandre Le Voci. Tecnologia digital não é ferramenta, mas linguagem. Disponível em https://revistaeducacao.com.br/2021/02/09/tecnologia-digital-linguagem/. Acesso em 02 de julho de 2021.
SCHNEIDERS, Luís A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: ed. da UNIVATES, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).