OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Palavras-chave: Pandemia. COVID-19. Educação remota. Alfabetização.

Resumo

No contexto educacional brasileiro a aplicação de políticas públicas para atenuar impactos da pandemia da COVID-19 levou, inicialmente, à suspensão das aulas presenciais. Sua retomada ficou atrelada aos índices de contaminação pela doença. Propostas de educação remota como alternativa de acesso à educação enfrentaram muitos desafios, especialmente em realidades marcadas por históricas desigualdades sociais, como no Brasil, onde a inclusão digital merece discussão. A manutenção das atividades de ensino durante o confinamento social foi importante para minimizar prejuízos decorrentes da ausência das aulas presenciais, porém o ensino remoto trouxe implicações educacionais, que nos conduziram a reflexões sobre a eficácia das aulas online, sobretudo no processo de alfabetização que, no Brasil, sempre foi um grande desafio, nesse momento potencializado pelo ensino remoto e demais peculiaridades impostas pela pandemia. É necessário, portanto, analisar as consequências da crise sanitária e as possibilidades de um trabalho efetivo de alfabetização no atual cenário.

Biografia do Autor

Juliane Dutra da Rosa Silvano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC, Brasil.

Nakita Ani Guckert Marquez, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Rio do Sul, SC, Brasil. 

Grazielle Franciosi da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Educação pelo PPGE/FAED/UDESC. Fundação Catarinense de Educação Especial, São José, SC, Brasil. 

Dalva Maria Alves Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado no Instituto da Criança - Universidade do Minho e na Universidad de Granada. Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Departamento de Pedagogia. Florianópolis, SC, Brasil.

Referências

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Publicado
2023-04-04