ENTRE O CUIDADO DE SI E O BEM VIVER: PORVIRES POSSÍVEIS PARA A VIDA E A EDUCAÇÃO EM MEIO ÀS PEDAGOGIAS PANDÊMICAS

Palavras-chave: Covid-19. Educação. Michel Foucault. Ailton Krenak. Pandemia.

Resumo

Este texto é escrito ensaísticamente (LARROSA, 2003) e busca tangenciar e tensionar as pedagogias pandêmicas que vêm atravessando as nossas vidas ao longo dos últimos anos, como também pensar em porvires possíveis a esses tempos. Ao percebermos que, antes mesmo da emergência pandêmica, já nos encontrávamos em uma sociedade neoliberal e com as suas diferentes estratégias e dispositivos de excesso de positivação da vida, produção de cansaço, hiperatenção curta e rápida, contribuindo para uma autoexploração da existência e da convivialidade, acionamos possibilidades para escapar destas táticas que despotencializam a vida. Por intermédio das ferramentas conceituais de cuidado de si (FOUCAULT, 2010a) e da dimensão do Bem Viver (KRENAK, 2020), abrimos vias que nos auxiliam a pensar-habitar-mobilizar os porvires possíveis nestes territórios pandêmicos e, ao mesmo tempo, em pistas de potencializar o corpo, a vida e a educação.

Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação (UFU), Mestre em Educação (UFU) e graduado em Ciências Biológicas (UFU). É professor na Escola Municipal Stella Saraiva Peano e na Escola Estadual da Cidade Industrial, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação (UFSM), Mestre em Educação (UFSM) e graduada em Química (IFF). É professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2023-04-04