O LUGAR DO LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise sobre o lugar que o léxico ocupa nas propostas de ensino de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para um maior aprofundamento acerca desta temática, adotamos como aporte teórico os estudos de Waring (1997), Henriksen (1999), Leffa (2000), Cunha (2001), Nation (2001), Antunes (2012), Pereira (2013). Caracterizada como uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, buscamos responder às seguintes questões: como a proposta de ensino de Língua Portuguesa no Brasil está estruturada? Como o ensino do léxico vem sendo abordado na BNCC? Os resultados da nossa análise indicaram que a abordagem do léxico nas propostas de ensino da BNCC ainda é muito simplificada e não destaca o seu verdadeiro papel de construtor da comunicação verbal, nem tão menos sua grande relevância para o aprofundamento dos alunos acerca das propriedades e estrutura da língua portuguesa.
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