POBREZA E A PANDEMIA DA COVID-19: REFLEXÕES SOBRE A EXCLUSÃO DO ALUNO SURDO

Palavras-chave: Educação. Surdez. Pobreza. Desigualdade. Pandemia.

Resumo

Fenômenos como a pobreza e a desigualdade perpassam décadas do processo histórico brasileiro e a pandemia da Covid-19 criou ainda mais mecanismos de exclusão. No que tange às pessoas surdas, dificultou o acesso e a permanência do aluno na escola, pois  as aulas remotas nem sempre atenderam as necessidades específicas deste público. O objetivo da pesquisa foi investigar os fatores de exclusão dos alunos surdos, sendo um destes a pobreza que se intensificou durante a pandemia. A pesquisa de cunho bibliográfico e empírico traz como problemáticas para discussão algumas indagações, bem como reflexões de nossas ações enquanto educadores e educadoras. Os resultados indicaram que a maior deficiência está no sistema educacional que precisa ser reformulado para atender os alunos surdos. Isso só fortalece nosso entendimento quanto as intenções governamentais, da falta de vontade de transformar a educação e torná-la uma aliada no enfrentamento da desigualdade social durante a pandemia.

Biografia do Autor

Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR). Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR). Porto Velho, Rondônia, Brasil.

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pós-doutor em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, Rondônia. Brasil.

Marlene Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, Rondônia, Brasil.

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Publicado
2023-04-04