OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O ENSINO REMOTO PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE QUIXADÁ-CE

Palavras-chave: Educação. Pandemia. Ensino Remoto.

Resumo

A Pandemia COVID -19 provocou severos desdobramentos em todos os complexos sociais. O sistema educacional, teve que se ajustar para atender ao necessário isolamento social e para tanto, o exercício da docência presencial foi substituída por um ensino à distância, através de plataformas digitais, o qual passamos a denominar de ‘ensino remoto’. A presente pesquisa analisa os impactos do ensino remoto no acesso, na frequência regular e na aprendizagem das crianças de uma escola pública do sertão cearense, com foco no município de Quixadá-CE, Brasil. Pautados no método quanti-qualitativo, sob a perspectiva do materialismo histórico dialético, buscamos desvelar como se expressam estes impactos da pandemia COVID-19, através da análise dos dados escolares  relativos a frequência, a evasão e o aprendizado de estudantes sob o formato do ‘ensino remoto’ no ensino fundamental, no ano letivo de 2020. Em linhas gerais, o espaço escolar restrito ao domicílio resultou em fragilidades na qualidade da educação, acirrando as desigualdades e a vulnerabilidade social.

Biografia do Autor

Layslândia de Souza Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestra em Educação em Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora efetiva da rede pública municipal de Quixadá-CE. 

Lailton de Souza Santos , Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Educação em Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE), graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Mara Luanne Santos Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda em Educação e Ensino no Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Secretaria da Educação Básica do Ceará. 

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Publicado
2022-07-05