ESTADO DA ARTE NA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO MEDIADO POR TECNOLOGIA

Palavras-chave: Estado da Arte. Tecnologia. Educação.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo entender um pouco o conceito do termo estado da arte e verificar e analisar esse termo na construção do aprendizado mediados por tecnologia, com esse foco, foram pesquisados, artigos no período de 2020 e 2021, época em que ocorreu a pandemia do SARS-Cov-2, que fez com que as tecnologias da informação e seus recursos fossem utilizados, de maneira obrigatória na e para a educação. Isso fez com que as instituições e educadores se adaptassem, mesmo de maneira repentina, a essa nova realidade de alguma maneira, fazendo com que educadores e educandos se adaptassem a novas tecnologias e a novas formas de aprender e ensinar

Biografia do Autor

Leonardo Akira Teixeira Dantas Kamimura, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduado em Jogos Digitais pela Universidade Cruzeiro do Sul, Graduado Ciência Da Computação Universidade Cruzeiro do Sul e Especialização em Tecnologias na Aprendizagem pelo SENAC. Atualmente tutor E.A.D. pelas Universidade Cidade de São Paulo e Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Erico Darlan Correa, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorando Programa de Pós Graduação em ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Docente no Senac SP e no Centro Paula Souza.

Alex Paubel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul

Pós - Doutor em Gestão da Inovação e Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC. Mestre em Administração, Comunicação e Educação pela Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Atualmente é docente colaborador no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ensino de Ciências (CAPES 6) e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (CAPES 5).

Carlos Fernando de Araujo Jr., Universidade Cruzeiro do Sul

Professor Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul (desde 2004; Conceito CAPES:6). Atualmente é Pró-reitor de Educação a Distância do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional (Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo(Unicid), Universidade de Franca (Unifran), e Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).

Referências

ANDRADE, Sidinei de; JUNGER, Alex Paubel. ENSINO À DISTÂNCIA E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

CARDOSO, Milena Jansen Cutrim; ALMEIDA, Gil Derlan Silva; SILVEIRA, Thiago Coelho. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (BRAZILIAN JOURNAL OF COMPUTERS IN EDUCATION). REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (BRAZILIAN JOURNAL OF COMPUTERS IN EDUCATION), [s. l.], v. 29, p. 97 - 116, 2021. DOI 10.5753/RBIE.2021.29.0.97. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

CASTRO, Rafael Fonseca de; SILVA, Epifânia Barbosa da. Processos formativos mediados por tecnologias emergentes no estado de Rondônia em tempos de pandemia: o que dizem os professores? Revista Educar Mais, [s. l.], v. 5, ed. 1, p. 7 - 24, 2021. DOI 10.15536/reducarmais.5.2021.2140. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

CHAVES, Eduardo O C. A Tecnologia e a Educação. Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, [s. l.], 1999. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2021.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Faculdades IDAAM, [s. l.], 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. de M. P. #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2021.
FARIAS, Mariana Soares De; ALMEIDA, Evania Guedes de; LEITE, Kadygyda Lamara de França; FERREIRA, Lucas de Sousa Ferreira; Ensino remoto e tecnologia: uma nova postura docente na educação pós-pandemia. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021

FERREIRA, NORMA SANDRA DE ALMEIDA. AS PESQUISAS DENOMINADAS “ESTADO DA ARTE”. Educação & Sociedade, [s. l.], ano XXIII, n. 79, ed. 1ª, p. 257 - 272, Agosto 2002. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2021.

FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiol. Serv. Saúde, [s. l.], v. 29 (2), 6 abr. 2020. DOI 10.5123/S1679-49742020000200008. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2021.

GOOGLE acadêmico. [S. l.], 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

GUERIN, Cintia Soares; PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma. Estudar ou navegar? Percepção dos professores sobre a influência da tecnologia no processo de Ensino e Aprendizagem da Geração Z. Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ, [s. l.], v. 14, ed. 3, p. 33 - 49, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

KLEIN, Danieli Regina; CANEVESI, Fernanda Cristina Sanches; FEIX, Angela Regina; GRESELE, Jizéli Fonseca Parreira; WILHELM, Elizane Maria de Siqueira. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E APLICAÇÃO NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v. 20, ed. 2, p. 279 - 299, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

LEAL, Paulo Célio de Souza. A EDUCAÇÃO DIANTE DE UM NOVO PARADIGMA: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VEIO PARA FICAR! Revista Eletrônica Gestão & Tecnologia, [s. l.], ano 2020, v. 1, ed. 30, p. 7 - 24, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

LUNA, Sergio Vasconcelos de. PLANEJAMENTO DE PESQUISA: UMA INTRODUÇÃO. EDUC: PUC-SP, [s. l.], ed. 1ª, 1997. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2021.

OLIVEIRA, Adriana Cristina de; LUCAS, Thabata Coaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O QUE A PANDEMIA DA COVID-19 TEM NOS ENSINADO SOBRE ADOÇÃO DE MEDIDAS DE PRECAUÇÃO? Texto contexto - enferm. vol.29 Florianópolis 2020 Epub May 08, 2020, [s. l.], v. 29, 8 maio 2020. DOI 10.1590/1980-265x-tce-2020-0106. Disponível em: Acesso em: 6 abr. 2021.

PEDRA, Marielza Nascimento. TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. RACE -Revista de Administração do Cesmac, [s. l.], v. 9, ed. 2, p. 95 - 104, 2021. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

PEREIRA, Geraldo Henrique Alves. Nuances do Ensino Híbrido: as perspectivas de docentes de Matemática frente à alternativa do livro didático digital. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

PINTO, Aparecida Marcianinha. AS NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO. Novastecnologias, [s. l.], 2014. Disponível em: . Acesso em: 8 abr. 2021.

PORTAL de Periódicos CAPES/MEC. [S. l.], 1990. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

RIBEIRO, Yonara Cristiane; SANTIAGO, Luiz Carlos; LOURO, Lidiane da Fonseca Moura; LOURO, Thiago Quinellato; BARRETO, Ana Claudia Mateus; KNUPP, Virgínia Maria de Azevedo Oliveira. A tecnologia da informação no ensino de enfermagem: revisão integrativa da literatura. Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ, [s. l.], ano 2020, v. 9, ed. 51591110245, p. 33 - 49, 2020. DOI 10.33448/rsd-v9i11.10245. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

RODRIGUES, Nathalie Akie Omachi; COGO, Thaís Cristina; CUNHA, Marcia Borinda; LEITE, Rosana Franzen. REALIDADE VIRTUAL: A TECNOLOGIA COMO POTENCIALIZADORA DO ENSINO DE FÍSICA. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, [s. l.], v. 1, ed. 11, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

SCIELO. [S. l.], 1997. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

SILVA, Jéssyca Rodrigues Henrique da; LIMA, Daene Silva de Morais; FILHO, Luiz Mendes. Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizagem: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal/RN. Revista de Turismo Contemporâneo, [s. l.], v. 8, ed. 2, p. 222-250, dez 2020. DOI 10.21680/2357-8211.2020v8n2ID20158. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

VELAVAN, Thirumalaisamy P.; MEYER, Christian G. The COVID‐19 epidemic. Tropical medicine & international health: TM & IH, [s. l.], v. 25,3, p. 278-280, 25 abr. 2020. DOI 10.1111/tmi.13383. Disponível em:. Acesso em: 6 abr. 2021.

VICTOR, Larissa Silveira. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O EDUCAR NA ERA DIGITAL. Revista Praxis Pedagógica, [s. l.], v. 3, ed. 4, p. 78 - 90, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

VOYANT Tools. 2021. [S. l.], 2021. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2021.
Publicado
2023-12-12