ESTADO DA ARTE NA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO MEDIADO POR TECNOLOGIA
Resumo
Esse artigo tem como objetivo entender um pouco o conceito do termo estado da arte e verificar e analisar esse termo na construção do aprendizado mediados por tecnologia, com esse foco, foram pesquisados, artigos no período de 2020 e 2021, época em que ocorreu a pandemia do SARS-Cov-2, que fez com que as tecnologias da informação e seus recursos fossem utilizados, de maneira obrigatória na e para a educação. Isso fez com que as instituições e educadores se adaptassem, mesmo de maneira repentina, a essa nova realidade de alguma maneira, fazendo com que educadores e educandos se adaptassem a novas tecnologias e a novas formas de aprender e ensinar
Referências
CARDOSO, Milena Jansen Cutrim; ALMEIDA, Gil Derlan Silva; SILVEIRA, Thiago Coelho. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (BRAZILIAN JOURNAL OF COMPUTERS IN EDUCATION). REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (BRAZILIAN JOURNAL OF COMPUTERS IN EDUCATION), [s. l.], v. 29, p. 97 - 116, 2021. DOI 10.5753/RBIE.2021.29.0.97. Disponível em:
CASTRO, Rafael Fonseca de; SILVA, Epifânia Barbosa da. Processos formativos mediados por tecnologias emergentes no estado de Rondônia em tempos de pandemia: o que dizem os professores? Revista Educar Mais, [s. l.], v. 5, ed. 1, p. 7 - 24, 2021. DOI 10.15536/reducarmais.5.2021.2140. Disponível em:
CHAVES, Eduardo O C. A Tecnologia e a Educação. Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, [s. l.], 1999. Disponível em:
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Faculdades IDAAM, [s. l.], 2020. Disponível em:
COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. de M. P. #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Disponível em:
FARIAS, Mariana Soares De; ALMEIDA, Evania Guedes de; LEITE, Kadygyda Lamara de França; FERREIRA, Lucas de Sousa Ferreira; Ensino remoto e tecnologia: uma nova postura docente na educação pós-pandemia. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em:
FERREIRA, NORMA SANDRA DE ALMEIDA. AS PESQUISAS DENOMINADAS “ESTADO DA ARTE”. Educação & Sociedade, [s. l.], ano XXIII, n. 79, ed. 1ª, p. 257 - 272, Agosto 2002. Disponível em:
FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiol. Serv. Saúde, [s. l.], v. 29 (2), 6 abr. 2020. DOI 10.5123/S1679-49742020000200008. Disponível em:
GOOGLE acadêmico. [S. l.], 2004. Disponível em:
GUERIN, Cintia Soares; PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma. Estudar ou navegar? Percepção dos professores sobre a influência da tecnologia no processo de Ensino e Aprendizagem da Geração Z. Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ, [s. l.], v. 14, ed. 3, p. 33 - 49, 2020. Disponível em:
KLEIN, Danieli Regina; CANEVESI, Fernanda Cristina Sanches; FEIX, Angela Regina; GRESELE, Jizéli Fonseca Parreira; WILHELM, Elizane Maria de Siqueira. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E APLICAÇÃO NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v. 20, ed. 2, p. 279 - 299, 2020. Disponível em:
LEAL, Paulo Célio de Souza. A EDUCAÇÃO DIANTE DE UM NOVO PARADIGMA: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VEIO PARA FICAR! Revista Eletrônica Gestão & Tecnologia, [s. l.], ano 2020, v. 1, ed. 30, p. 7 - 24, 2020. Disponível em:
LUNA, Sergio Vasconcelos de. PLANEJAMENTO DE PESQUISA: UMA INTRODUÇÃO. EDUC: PUC-SP, [s. l.], ed. 1ª, 1997. Disponível em:
OLIVEIRA, Adriana Cristina de; LUCAS, Thabata Coaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O QUE A PANDEMIA DA COVID-19 TEM NOS ENSINADO SOBRE ADOÇÃO DE MEDIDAS DE PRECAUÇÃO? Texto contexto - enferm. vol.29 Florianópolis 2020 Epub May 08, 2020, [s. l.], v. 29, 8 maio 2020. DOI 10.1590/1980-265x-tce-2020-0106. Disponível em:
PEDRA, Marielza Nascimento. TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. RACE -Revista de Administração do Cesmac, [s. l.], v. 9, ed. 2, p. 95 - 104, 2021. Disponível em:
PEREIRA, Geraldo Henrique Alves. Nuances do Ensino Híbrido: as perspectivas de docentes de Matemática frente à alternativa do livro didático digital. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.
PINTO, Aparecida Marcianinha. AS NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO. Novastecnologias, [s. l.], 2014. Disponível em:
PORTAL de Periódicos CAPES/MEC. [S. l.], 1990. Disponível em:
RIBEIRO, Yonara Cristiane; SANTIAGO, Luiz Carlos; LOURO, Lidiane da Fonseca Moura; LOURO, Thiago Quinellato; BARRETO, Ana Claudia Mateus; KNUPP, Virgínia Maria de Azevedo Oliveira. A tecnologia da informação no ensino de enfermagem: revisão integrativa da literatura. Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ, [s. l.], ano 2020, v. 9, ed. 51591110245, p. 33 - 49, 2020. DOI 10.33448/rsd-v9i11.10245. Disponível em:
RODRIGUES, Nathalie Akie Omachi; COGO, Thaís Cristina; CUNHA, Marcia Borinda; LEITE, Rosana Franzen. REALIDADE VIRTUAL: A TECNOLOGIA COMO POTENCIALIZADORA DO ENSINO DE FÍSICA. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, [s. l.], v. 1, ed. 11, 2020. Disponível em:
SCIELO. [S. l.], 1997. Disponível em:
SILVA, Jéssyca Rodrigues Henrique da; LIMA, Daene Silva de Morais; FILHO, Luiz Mendes. Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizagem: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal/RN. Revista de Turismo Contemporâneo, [s. l.], v. 8, ed. 2, p. 222-250, dez 2020. DOI 10.21680/2357-8211.2020v8n2ID20158. Disponível em:
VELAVAN, Thirumalaisamy P.; MEYER, Christian G. The COVID‐19 epidemic. Tropical medicine & international health: TM & IH, [s. l.], v. 25,3, p. 278-280, 25 abr. 2020. DOI 10.1111/tmi.13383. Disponível em:
VICTOR, Larissa Silveira. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O EDUCAR NA ERA DIGITAL. Revista Praxis Pedagógica, [s. l.], v. 3, ed. 4, p. 78 - 90, 2020. Disponível em:
VOYANT Tools. 2021. [S. l.], 2021. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).