A EDUCAÇÃO EM PRISÕES FRENTE À RESSOCIALIZAÇÃO E A REINSERÇÃO SOCIAL

  • Kely Rejane Souza Anjos de Carvalho UFT
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Ciro Ferreira de Carvalho Júnior Instituto Federal do Tocantins, Universidade Salvador
  • Isabella de Gregório Santos Instituto Federal do Tocantins

Resumo

O objetivo deste trabalho foi conhecer se a educação ofertada nos presídios brasileiros contribui para a efetiva ressocialização dos reeducandos. A metodologia utilizada foi norteada pela pesquisa bibliográfica e documental. Para a definição de conceitos e levantamento de dados foram analisados documentos referentes às leis, decretos e políticas públicas que regulamentam a Educação Prisional no país. O texto inicia-se com um breve histórico sobre a educação e sua trajetória ao longo dos anos dentro dos presídios brasileiros, seguido de reflexões teóricas sobre o papel dos programas de formação de professores face à educação prisional. No arremete final buscou-se conhecer qual é o  papel do professor frente à ressocialização do aluno preso. Os resultados sugerem que a educação prisional, contribui diretamente na ressocialização dos detentos, não somente pela elevação da escolaridade, mas também por proporcionar a eles uma chance de alcançar uma vida mais digna em uma sociedade excludente.

Palavras-chave: Educação prisional; ressocialização; formação docente.

Biografia do Autor

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora Doutora e Coordenadora do Mestrado em Educação -  Universidade Federal do Tocantins.

Ciro Ferreira de Carvalho Júnior, Instituto Federal do Tocantins, Universidade Salvador

Professor Especialista - Instituto Federal do Tocantins e Mestrando – Mestrado em Sistemas e Computação - Universidade Salvador.

Isabella de Gregório Santos, Instituto Federal do Tocantins

Professora Especialista – Instituto Federal do Tocantins.

Publicado
2018-07-04