ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM CONTEXTO PANDÊMICO

  • Nara Niceia Coelho Bignardi Garcia Silveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Aprendizado Significativo. Pandemia.

Resumo

Neste relato, apresento minhas experiências vivenciadas no contexto do estágio supervisionado, como licencianda em Letras no Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia - Campus Palmas-TO. Ao atuar como futura professora, tive a oportunidade de ampliar as potencialidades de diferentes conhecimentos, já que houve troca de saberes. Entretanto, nesse período pandêmico e de enfrentamento a situações adversas no final do curso, foi preciso organizar, planejar e administrar melhor as metodologias para o alcance de um aprendizado significativo para ambos.

Biografia do Autor

Nara Niceia Coelho Bignardi Garcia Silveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins/ Campus Porto Nacional. Pós-graduação em Docência em Ensino Superior pela Faculdade ITOP.  Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins. Graduada em Administração pela Faculdade Triângulo Mineira Ituiutaba/MG.

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma, Garrido (Orgs.). Estágios Supervisionados na Formação Docente. São Paulo: Cortez, 2014.

ASSIS, Machado. A cartomante e outros contos. São Paulo: Moderna, 1995.

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas: versão em quadrinhos. São Paulo: Ática, 1997

AUSUBEL, D.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980.

BRASIL. Lei n°11788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: http:www. planalto.gov.br/ccivel_03/_ato2007-2010/2008/lei111788.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Lei nº 13415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-norma-pl.html. Acesso em: 03 abr. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei 9394/96. Brasília, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação. PNLD 2018: língua portuguesa - guia de livros didáticos – ensino médio. Brasília: SEB/MEC, 2017.

BRASIL, Secretaria de Educação Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. Acesso em: 18 out. 2020.

CANDAU, Vera Maria. (Org.) A didática em questão. 33 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

CEREJA, William; COCHAR, Thereza Magalhães. Literatura brasileira: em diálogo com outras literaturas e outras linguagens. 5 ed. São Paulo: Atual, 2013.

LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. São Paulo. São Paulo: Cortez. 2. ed, 2013.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez. 3. ed, 2011.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo. Parábola Editorial, 2008.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª edição. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view. Acesso em: 03 abr. 2020.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1ª edição. Coleção Formação Pedagógica. Volume III. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura. Acesso em: 03 abr. 2020.

ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane. Se liga na língua: literatura, produção de texto, linguagem. São Paulo: Moderna, 2016.

PARECER CNE/CP Nº 11/2020, aprovado em 7 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos--sumulas-pareceres-e-resolucoes/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 05 ago. 2020.

PELIAZZI, Adriana et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v.2. p.37-42, jul. 2001-jul.2002.

PEREIRA, Thaís Helena Miguel; MARINHO; Geórgia Fabiana Mendes (Orgs.) Livro Integrado1. Sistema Ari de Sá de ensino. 7 ed. Fortaleza: SAS, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 11ed.Sao Paulo: Cortez, 2012.

PIRES. Carolina Leal. A elaboração de materiais didáticos no contexto da educação a distância. Cadernos do IL, Porto Alegre, n.º 44, junho de 2012. p. 165-184.

Portaria nº 766/2020/REI/IFTO, de 18 de agosto de 2020. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/centrais-de-conteudos/documentos-institucionais/portaria-normativa/2020/portaria-766-2020-rei-ifto.pdf/view. Acesso em: 10 out. 2020.

TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Gramática de hoje. São Paulo: Editora: Scipione, 2008.
Publicado
2023-03-27
Seção
Relatos de Experiência