SEMINÁRIOS EM AGROECOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO DISCENTE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O presente artigo teve por objetivo relatar uma experiência como discente na disciplina de Agroecologia, onde o modal seminário foi utilizado como estratégia metodológica para o debate de temas. Neste sentido, realiza-se a descrição dos temas tratados em sala, bem como as observações subjetivas que se inserem nesse contexto. Concluiu-se que esta atividade foi capaz de estimular o pensamento criativo, o debate e a reflexão interdisciplinar, promovendo um intercâmbio de informações entre os participantes e auxiliando no desenvolvimento intelectual dos mesmos, além de permitir o envolvimento com a comunidade. A experiência trazida por este relato reafirma a importância dos seminários virtuais como instrumentos de disseminação do conhecimento científico em Agroecologia. Tais instrumentos podem ser de grande relevância para o que podemos entender como processo de reinvenção educacional durante e pós-pandemia.
Referências
BEZERRA, I.; SOUSA, R. P; BARROS, F. B. A pandemia da COVID – 19 e seus efeitos à saúde e ao ambiente: A Agroecologia como caminho necessário. Revista Brasileira de Agroecologia, v.15, n. 4, p. 1- 3, 2020.
BORIM, M. L. C.; SPIGOLON, D. N.; CHRISTINELLI, H. C. B.; MARIA, C. LOURENÇO, M. P.; COST, M. A. R. Ausência de atividades práticas durante a pandemia: impacto na formação de acadêmicos. RECC, v. 26 n. 2, p. 01-10, jun, 2021.
CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília: 2009. 30 p.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia. Enfoque científico
e estratégico. Agroecol. e Desenv. Rur. Sustent., Porto Alegre, v.3, n.2, abr./junh. 2002.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. In: CAPORAL
F. R. AZEVEDO, E. O. (Orgs.) Princípios e perspectivas da Agroecologia. Paraná: IFMT. 2011. 192p.
CARNEIRO, L. A.; RODRIGUES, W.; FRANÇA, G.; PRATA, D. N. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020.
FIGUEIRÓ, R.; VIEIRA, V. S.; SENNA, A. R.; AMORETTY, P. R. O uso de seminários sobre ecossistemas como instrumento de avaliação formativa e de integração de conceitos em aulas de ecologia. In. Simpósio Nacional de Ensino da Ciência e Tecnologia, 3. 2012, Ponta Grosso. Anais... Ponta Grossa: SINETEC. 2012.
LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. Agroecol. e Desenv .Rur. Sustent., Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999.
MENESES, A. F. P.; CAMPOS, P. P. T. Z.; GEMMA, S. F. B.; FUENTES-ROJAS, M. Seminários interdisciplinares como instrumento de articulação de saberes: um relato de experiência. Relato de Experiência. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 1, p. 236-349, jan./abr. 2019.
OLIVEIRA, V. H. N. Desafios para a pesquisa no campo das ciências humanas em tempos de pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura, v. 5, n. 14, p. 93-101, 2021.
SENA, M. C.; SILVA, G.; SILVA, A. F.; BASTOS, P. R. H. O. Os efeitos da pandemia na educação de crianças e adolescentes no Brasil. LexCult, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 107-119, jan./ abr., 2021.
SILVA, J. V. S.; NUNES, K. C. S.; SOUZA, R. A.; ISOBE, R. M. R.; REZENDE, V. M. Regime especial de atividades não presenciais: a pandemia acentuando as desigualdades na educação infantil. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 10, n. 3, p. 996-1011, set./dez. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).