EDITORIAL

  • Karylleila dos Santos Andrade Klinger Universidade Federal do Tocantins
  • Márcia Suany Dias Cavalcante Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Rodrigo Vieira do Nascimento Universidade Estadual do Tocantins - Unitins https://orcid.org/0000-0002-6699-164X

Resumo

Na formação de enunciados, o indivíduo recorre, primeiramente, às palavras. São elas o recurso fundamental de que se dispõe para a materialização do pensamento. São elas que dão forma e sentido às representações do mundo. Sob a forma de signos, descortinam as possibilidades de dizeres. Portanto, o léxico funciona como um arquivo de unidades básicas para a construção dos enunciados e, segundo Biderman (2001a, p. 178), representa um vasto universo de limites imprecisos e indefinidos, abrangendo todo o universo conceptual de uma língua e se constituindo como a somatória de toda experiência acumulada de uma sociedade e do acervo de sua cultura através das idades.

Biografia do Autor

Karylleila dos Santos Andrade Klinger, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística pela USP. Professora do curso de Teatro, do Programa de Pós-graduação em Letras, ambos da UFT, e do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da UFNT.

Márcia Suany Dias Cavalcante, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Professora do Curso de Letras e do Mestrado em Letras da UEMASUL. Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela UFT.

Rodrigo Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

 

 

Referências

.
Publicado
2022-04-08