ENSINO REMOTO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: O CONTEXTO DA PANDEMIA

Palavras-chave: Ensino Remoto. Educação Superior. Pandemia de Covid-19. Assistência Estudantil.

Resumo

A adoção de períodos letivos de forma remota impôs e impõe aos docentes alterações em seu planejamento e prática pedagógica. Esse cenário desafia, também, os setores responsáveis pela gestão universitária, sobretudo aqueles responsáveis pela coordenação e acompanhamento da política de graduação e de assistência estudantil. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo analisar como as 69 universidades federais brasileiras conduziram suas atividades durante a pandemia da Covid-19. A partir do levantamento realizado junto aos endereços eletrônicos das respectivas instituições, traçou-se um panorama de como elas reagiram às restrições impostas pela pandemia e ao tempo necessário para proposição e retomada das atividades de ensino de graduação e oferta de ações de conectividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Os dados documentais foram coletados em domínio público a partir do acesso aos sites das instituições. A pesquisa evidencia diferentes estratégias para retomada das aulas e inclusão digital dos estudantes.

Biografia do Autor

Letícia Pereira de Sousa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Pedagoga (UFSJ), mestre em Educação (UFSJ) e Doutora em Educação (UFMG). Atualmente coordena o Núcleo de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (NAP/PROGRAD/UFOP). 

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Publicado
2023-04-04