TRANSFORMAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO ATIVO E SEUS DESDOBRAMENTOS POR MEIO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

PROCESS AND ITS OUTCOMES THROUGH THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES

Palavras-chave: Transformação da aprendizagem. Metodologias Ativas. Educação Profissional.

Resumo

Esta artigo propõe-se a abordar as práticas educativas sob uma dimensão ativa da aprendizagem, bem como as possibilidades de uso das Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica. Busca-se focar, neste estudo, concepções apresentadas por renomados autores da área, os quais manifestam a viabilidade e a demanda de redimensionamento da práxis educativa em uma dimensão ativa, no propósito de formar discentes autônomos, criativos e capazes de aprender a aprender. Com efeito, o recente panorama pandêmico e de isolamento social que perpassa a educação e torna imperiosa a implementação do ensino remoto, tornando ainda mais complexas as interações entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Visa, pois, a averiguação das práticas educativas sob uma dimensão ativa de aprendizagem e promover as possibilidades de uso das metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica.

Biografia do Autor

Rafael Lopes de Sousa, Universidade Santo Amaro (UNISA)

Mestre em História Social (UNESP/Assis); Doutor em História Social (UNICAMP). Docente do Programa em Ciências Humanas (PPGICH, nível: Mestrado) da Universidade Santo Amaro – UNISA/SP. Diretor de Escola – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). 

Daniella Vieira de Carvalho Kiss, Universidade Santo Amaro (UNISA)

Mestra no Programa Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Luiz Antonio Dias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre e Doutor em História Social (UNESP/Assis); Pós-doutorado em Derecho, Economía, História (Universidad Nacional de Córdoba).  Docente do Programa de História (PUCSP).

Referências

AUSUBEL, David P. (1973). Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.

AUSUBEL, David P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARBOSA, Eduardo F.; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago., 2013.


BOTH, Cristiano André; WILDNER, Maria Claudete Schorr. Proposta de aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos na Educação Profissional. 1. ed. Lajeado-RS: UNIVATES, 2018.

BRAGA, Francisca das Chagas Alves da Silva; MELO, Georges Cobiniano Sousa; MARTINS, Júlio César Alves. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: possibilidades para uma aprendizagem significativa. In: CONEDU - VII Congresso Nacional de Educação. Maceió – AL: 15 a 18 outubro, 2020.

BRANDÃO, Amanda dos Santos; CALIATTO, Susana Gakyia. Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica. Revista Exitus, Santarém-PA, v. 9, n. 3, p. 521 -547, jul./set., 2019. ISSN: 2237-9460.

DEWEY, John. (1978). Vida e educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

DEWEY, John. (2010). Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FREIRE, Paulo. (2015). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. (2019). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2019. ISBN-10: 857753409X. ISBN-13: 978-8577534098.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2003.

LEMOS, Evelyse S. A teoria da aprendizagem significativa e sua relação com o ensino e com a pesquisa sobre o ensino. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 3, p. 47-52, 2011.

MACEDO, Maria Luísa Rocha de; FREITAS, Camilla Noemea Pimenta de; BEZERRA, Diogo Pereira; SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. Práticas educativas na educação profissional e tecnológica à luz da Neuroeducação. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 23110-23128, nov. 2019. ISSN: 2525-8761.

MANCA, Stephania. Snapping, pinning, liking or texting: Investigating social media in higher education beyond Facebook. The Internet and Higher Education, [s. l.], v. 44, 100707, jan. 2020. ISSN: 1096-7516.

MARTINS, Gercimar Cabral Costa. (Org.). Metodologias ativas: métodos e práticas para o século XXI. Quirinópolis-GO: IGM, 2020. 642 p. ISBN: 978-65-990430-7-9.

MASINI, Elcie F. S. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 1, p. 16-24, 2011.

MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015. 272 p. ISBN-10: 8584290621. ISBN-13: 978-8584290628.

MENEZES-RODRIGUES, Francisco Sandro; ERRANTE, Paolo Ruggero; LIMA, Rildo Yamaguti; CARMO, Alípio de Oliveira do; SILVA, Enny Fernandes; GEHRKE, Flávia; CARVALHO, Diego Soares; TIKAZAWA, Eduardo Hiroshi; FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira; CARICATI-NETO, Afonso; TAHA, Murched Omar. Vantagens da utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (MAPB) em cursos de graduação na área da saúde. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 340-353, abr./jun., 2019. ISSN: 1982-5587.

MERIGUETE, Morgana Simões Portugal; PASSOS, Marize Lyra Silva; JESUS, Renata Gomes de. Guia didático formação, ação e reflexão: um curso sobre o uso de metodologias ativas para professores da educação profissional e tecnológica. Vitória-ES: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PROFEPT), 2019.

MOREIRA, Marco A. (2011a). Aprendizagem significativa: a teoria e texto complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011a.

MOREIRA, Marco A.; MASINI, Elcie F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

PELLOSO, João Augusto Grecco; CAETANO, Willyan da Silva; CORRÊA, Anderson Martins; SANAVRIA, Claudio Zarate. A ressignificação da prática docente na educação profissional e tecnológica: metodologias ativas e recursos educacionais digitais. In: V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional – A produção do conhecimento em educação profissional. Natal-RN, 4-6 set. 2019.

SANTIN, Gerson Carlos; AHLERT, Edson Moacir. Aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos em curso de Educação Profissional. 1. ed. Lajeado-RS: UNIVATES, 2018. p. 206-221.

SANTOS, Carlos Alberto Moreira dos. O uso de Metodologias Ativas de aprendizagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba-PR, 26-29 out. 2015, p. 27202-27212.

SCHLICHTING, Thais de Souza; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Metodologias ativas de aprendizagem na educação superior: aspectos históricos, princípios e propostas de implementação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 10-39, jan./mar. 2020. ISSN: 1809-3876.

SILVA, Andreza Regina Lopes da; BIEGING, Patrícia; BUSARELLO, Raul Inácio. (Orgs.). Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017. ISBN: 978-85-66832-59-4.

SOUSA, Cleângela Oliveira; SILVANO, Antônio Marcos da Costa; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Teoria da aprendizagem significativa na prática docente. Spacios, v. 39, n. 23, Pág. 27-38, 2018. ISSN: 0798 1015.

VALADARES, Jorge. A teoria da aprendizagem significativa como teoria construtivista. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 1, p. 36-57, 2011.

VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado; JESUS, Ana Lúcia Paranhos de; SANTOS, Carine de Miranda. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação a distância (EAD): Um estudo sobre o moodle. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais-PR, v. 6, n. 3, p. 15545-15557, 2020. ISSN: 2525-8761.

ZANOLLI, Maurício Braz. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área clínica. In: MARINS, João José Neves; REGO, Sérgio; LAMPERT, Jadete Barbosa; ARAÚJO, José Guido Côrrea. (Orgs.). Educação médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: Hucitec, 2004. p. 40-61. ISBN: 85-271-0651-5.
Publicado
2023-04-04