TRANSFORMAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO ATIVO E SEUS DESDOBRAMENTOS POR MEIO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
PROCESS AND ITS OUTCOMES THROUGH THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES
Resumo
Esta artigo propõe-se a abordar as práticas educativas sob uma dimensão ativa da aprendizagem, bem como as possibilidades de uso das Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica. Busca-se focar, neste estudo, concepções apresentadas por renomados autores da área, os quais manifestam a viabilidade e a demanda de redimensionamento da práxis educativa em uma dimensão ativa, no propósito de formar discentes autônomos, criativos e capazes de aprender a aprender. Com efeito, o recente panorama pandêmico e de isolamento social que perpassa a educação e torna imperiosa a implementação do ensino remoto, tornando ainda mais complexas as interações entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Visa, pois, a averiguação das práticas educativas sob uma dimensão ativa de aprendizagem e promover as possibilidades de uso das metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica.
Referências
AUSUBEL, David P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BARBOSA, Eduardo F.; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago., 2013.
BOTH, Cristiano André; WILDNER, Maria Claudete Schorr. Proposta de aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos na Educação Profissional. 1. ed. Lajeado-RS: UNIVATES, 2018.
BRAGA, Francisca das Chagas Alves da Silva; MELO, Georges Cobiniano Sousa; MARTINS, Júlio César Alves. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: possibilidades para uma aprendizagem significativa. In: CONEDU - VII Congresso Nacional de Educação. Maceió – AL: 15 a 18 outubro, 2020.
BRANDÃO, Amanda dos Santos; CALIATTO, Susana Gakyia. Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica. Revista Exitus, Santarém-PA, v. 9, n. 3, p. 521 -547, jul./set., 2019. ISSN: 2237-9460.
DEWEY, John. (1978). Vida e educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
DEWEY, John. (2010). Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
FREIRE, Paulo. (2015). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. (2019). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2019. ISBN-10: 857753409X. ISBN-13: 978-8577534098.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2003.
LEMOS, Evelyse S. A teoria da aprendizagem significativa e sua relação com o ensino e com a pesquisa sobre o ensino. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 3, p. 47-52, 2011.
MACEDO, Maria Luísa Rocha de; FREITAS, Camilla Noemea Pimenta de; BEZERRA, Diogo Pereira; SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. Práticas educativas na educação profissional e tecnológica à luz da Neuroeducação. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 23110-23128, nov. 2019. ISSN: 2525-8761.
MANCA, Stephania. Snapping, pinning, liking or texting: Investigating social media in higher education beyond Facebook. The Internet and Higher Education, [s. l.], v. 44, 100707, jan. 2020. ISSN: 1096-7516.
MARTINS, Gercimar Cabral Costa. (Org.). Metodologias ativas: métodos e práticas para o século XXI. Quirinópolis-GO: IGM, 2020. 642 p. ISBN: 978-65-990430-7-9.
MASINI, Elcie F. S. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 1, p. 16-24, 2011.
MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015. 272 p. ISBN-10: 8584290621. ISBN-13: 978-8584290628.
MENEZES-RODRIGUES, Francisco Sandro; ERRANTE, Paolo Ruggero; LIMA, Rildo Yamaguti; CARMO, Alípio de Oliveira do; SILVA, Enny Fernandes; GEHRKE, Flávia; CARVALHO, Diego Soares; TIKAZAWA, Eduardo Hiroshi; FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira; CARICATI-NETO, Afonso; TAHA, Murched Omar. Vantagens da utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (MAPB) em cursos de graduação na área da saúde. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 340-353, abr./jun., 2019. ISSN: 1982-5587.
MERIGUETE, Morgana Simões Portugal; PASSOS, Marize Lyra Silva; JESUS, Renata Gomes de. Guia didático formação, ação e reflexão: um curso sobre o uso de metodologias ativas para professores da educação profissional e tecnológica. Vitória-ES: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PROFEPT), 2019.
MOREIRA, Marco A. (2011a). Aprendizagem significativa: a teoria e texto complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011a.
MOREIRA, Marco A.; MASINI, Elcie F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
PELLOSO, João Augusto Grecco; CAETANO, Willyan da Silva; CORRÊA, Anderson Martins; SANAVRIA, Claudio Zarate. A ressignificação da prática docente na educação profissional e tecnológica: metodologias ativas e recursos educacionais digitais. In: V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional – A produção do conhecimento em educação profissional. Natal-RN, 4-6 set. 2019.
SANTIN, Gerson Carlos; AHLERT, Edson Moacir. Aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos em curso de Educação Profissional. 1. ed. Lajeado-RS: UNIVATES, 2018. p. 206-221.
SANTOS, Carlos Alberto Moreira dos. O uso de Metodologias Ativas de aprendizagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba-PR, 26-29 out. 2015, p. 27202-27212.
SCHLICHTING, Thais de Souza; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Metodologias ativas de aprendizagem na educação superior: aspectos históricos, princípios e propostas de implementação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 10-39, jan./mar. 2020. ISSN: 1809-3876.
SILVA, Andreza Regina Lopes da; BIEGING, Patrícia; BUSARELLO, Raul Inácio. (Orgs.). Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017. ISBN: 978-85-66832-59-4.
SOUSA, Cleângela Oliveira; SILVANO, Antônio Marcos da Costa; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Teoria da aprendizagem significativa na prática docente. Spacios, v. 39, n. 23, Pág. 27-38, 2018. ISSN: 0798 1015.
VALADARES, Jorge. A teoria da aprendizagem significativa como teoria construtivista. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 1, p. 36-57, 2011.
VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado; JESUS, Ana Lúcia Paranhos de; SANTOS, Carine de Miranda. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação a distância (EAD): Um estudo sobre o moodle. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais-PR, v. 6, n. 3, p. 15545-15557, 2020. ISSN: 2525-8761.
ZANOLLI, Maurício Braz. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área clínica. In: MARINS, João José Neves; REGO, Sérgio; LAMPERT, Jadete Barbosa; ARAÚJO, José Guido Côrrea. (Orgs.). Educação médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: Hucitec, 2004. p. 40-61. ISBN: 85-271-0651-5.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).