CAPOEIRA, BRINCADEIRA DANÇANTE DAS CRIANÇAS DO QUILOMBO DO AMÉRICA NA AMAZÔNIA BRAGANTINA
Abstract
Este estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente sobre as infâncias amazônicas; apresenta-se como um recorte, no qual buscamos focar na infância quilombola da Amazônia Bragantina, Quilombo do América, Bragança-PA. Teve por objetivo compreender a brincadeira dançante – a capoeira das crianças do quilombo, a qual se materializa em seus corpos. A investigação se deu por meio de uma abordagem qualitativa baseada em um estudo de perspectiva etnográfica. Os colaboradores foram 04 (quatro) crianças, na faixa etária de 6 a 12 anos. O referencial teórico-metodológico centrou-se nos Estudos Sociais da Infância. O estudo mostrou que a capoeira se constitui numa brincadeira dançante e que faz parte da dinâmica social cotidiana das crianças do Quilombo do América. Concluímos que as crianças do quilombo vivenciam intensamente em seus corpos os movimentos, a musicalidade, a ginga, as regras de funcionamento da capoeira, presentes na maneira como participam dessa brincadeira dançante.
References
ALVES, Laura Maria Silva Araújo. A infância em construção: as fontes de investigação. In: ARAÚJO, Sônia Maria da Silva; ALVES, Laura Maria Silva Araújo; BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes. (Org.). Pesquisa e educação na Amazônia: reflexões epistemológicas e políticas. Belém: EDUEPA, 2014, p. 35-52.
ANDRADE, Simei Santos. A infância da Amazônia Marajoara: práticas culturais no cotidiano das crianças ribeirinhas. Curitiba: CRV, 2019.
ANDRADE, Simei Santos. A infância da Amazônia Marajoara: sentidos e significados das práticas culturais no cotidiano das crianças ribeirinhas da Vila do Piriá – Curralinho/PA. 2018. 571 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC Minas, Belo Horizonte, 2018.
ARIZA, Marília B. A. Crianças/Ventre Livre. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos. (Org.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 177-183.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 6. ed. – Petropólis, RJ: Vozes, 2014.
GURAN, Milton. Identidade Agudá espelhada no tempo: fotografia como instrumento de pesquisa social – um relato de experiência. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 9, n. 2, p. 557-565, maio-ago. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-81222014000200016&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 15 ago. 2020.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida (Org.). O Brincar e Suas Teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
LEAL, Luiz Augusto Pinheiro. Capoeira, boi-bumbá e política no Pará Republicano (1889-1906). Revista Afro-Ásia, nº 32 (2005), p. 241-269. Disponível em: . Acesso em 6 jan. 2022.
LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudos das performances brasileiras. Rio de Janeiro; Garamond, 2011.
LIMA, Evani Tavares. Capoeira Angola como treinamento para o ator. 2002. 202 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador, 2002. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9547/1/Evani%2520TavaresComSeg.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2022.
ORLANDI, Eni Pulcinelli; GUIMARÃES, Eduardo; TARALLO, Fernando. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 3. ed., Campinas: Pontes Editores, 2016.
PALHARES, L. R.; UDE, W. Processo de constituição identitária do capoeirista: contribuição dos grupos de capoeira na configuração da subjetividade dos seus praticantes. Revista Vozes dos Vales, Diamantina, v. 5, n. 10, a.16, 2016.
PIRES, Antônio L. C. S.; SOARES, Carlos Eugênio L. Capoeira na escravidão e no Pós- abolição. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos. (Org.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 141-148.
SALLES, Vicente. O negro na formação da sociedade paraense – textos reunidos. Belém: Paka-Tatu, 2004.
SALLES, Vicente. O negro no Pará sob o regime da escravidão. 3. ed. ver. ampl. Belém: IAP – Programa Raízes, 2005.
SANTOS, Raquel Amorim dos, NEVES, Joana d`Darc de Vasconcelos, PEREIRA, Morgana da Silva. Representações sociais de docentes sobre relações étnico-raciais na Educação Básica na Amazônia. Revista TEIAS, v. 21, n. 62 (2020). Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/49725>. Acesso em: 10 dez. 2020.
SCARANO, Julita. Crianças esquecidas das Minas Gerais. In: PRIORE, Mary Del. (Org.). História das crianças no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 103-124.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1931. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticas. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, Edusp, 2004.
SILVA, Eusébio Lôbo da. O corpo na capoeira. 2. ed., Campina: Editora da Unicamp. 2012.
SOUSA, Emilene Leite de. Umbigos enterrados: corpo, pessoa e identidade Capuxu através da infância. 2014. 422 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/130980/332919.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 09 jan. 2021.
VIDOR, Elisabeth; REIS, Letícia Vidor de Sousa. Capoeira: uma herança cultural afro-brasileira.1. ed., São Paulo: Selo Negro, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).