O GOLPE DE 2016 VAI À ESCOLA: ATIVIDADES DE LEITURA MULTIMODAL NAS AULAS DE HISTÓRIA

  • Ana Maria Pereira Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Laís Shauany Faustino da Silva Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Este trabalho visa a discutir como temas polêmicos ecoam transformados em textos verbo-imagéticos (charges, memes, tirinhas etc.) a fim de sugerir um tratamento destes como ferramentas pedagógicas para as aulas de História. Isso feito de maneira que o humor se estabeleça como ativador de estratégias de leitura multimodal (KRESS; van LEEUWEN, 1996) para a contribuição de práticas de letramento visual crítico (LUKE e FREEBODY, 1997; CERVETTI, 2001).  As imagens circunscrevem-se acerca da polêmica causada pela proposta da disciplina “Tópicos Especiais IV: o golpe de 2016 e o futuro da democracia”, no curso de Ciência Política, Universidade de Brasília. Para isso, apoiamo-nos na Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1992; 2003). Acreditamos que a proposta recai sobre a necessidade de olhar as imagens para o desenvolvimento de um instrumental teórico capaz de auxiliar os professores e alunos a analisar, interpretar e se apropriar do conteúdo imagético, conduzindo a partir dele discussões críticas.

Biografia do Autor

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Concluiu Doutorado e Mestrado em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e Formação de Professores. Atualmente coordena o projeto ?Leitura e escrita na produção do conhecimento linguístico e literário?; integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; coordena o Grupo de Estudos "Práticas de Letramento, Gêneros Textuais, Tecnologias e Formação Tecnológica do Professor" (PRAGENTEFORTE); coordena o projeto de iniciação científica "Práticas escolares para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos e formação tecnológica dos professores das escolas de ensino médio de Limoeiro do Norte". Os temas mais frequentes na produção científica são: letramento, letramento digital, multiletramentos, novas tecnologias e formação tecnológica do professor. (Texto informado pelo autor). Professora categoria permanente no Curso Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE, professora colaboradora do PROFLETRAS/UECE e, atualmente, pós-doutoranda na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - JÚLIO DE MESQUITA FILHO - VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília).

Laís Shauany Faustino da Silva, Universidade Estadual do Ceará

raduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente cursa o Mestrado Interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará, campus FECLESC - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Pesquisa a Relação entre Jogos Digitais e Educação, Videogames e Representações, Videogames e Jogos Digitais e Ensino de História, Multimodalidade e Letramento Digital em Jogos Digitais.

Publicado
2018-07-04