O GOLPE DE 2016 VAI À ESCOLA: ATIVIDADES DE LEITURA MULTIMODAL NAS AULAS DE HISTÓRIA
Resumo
Este trabalho visa a discutir como temas polêmicos ecoam transformados em textos verbo-imagéticos (charges, memes, tirinhas etc.) a fim de sugerir um tratamento destes como ferramentas pedagógicas para as aulas de História. Isso feito de maneira que o humor se estabeleça como ativador de estratégias de leitura multimodal (KRESS; van LEEUWEN, 1996) para a contribuição de práticas de letramento visual crítico (LUKE e FREEBODY, 1997; CERVETTI, 2001). As imagens circunscrevem-se acerca da polêmica causada pela proposta da disciplina “Tópicos Especiais IV: o golpe de 2016 e o futuro da democracia”, no curso de Ciência Política, Universidade de Brasília. Para isso, apoiamo-nos na Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1992; 2003). Acreditamos que a proposta recai sobre a necessidade de olhar as imagens para o desenvolvimento de um instrumental teórico capaz de auxiliar os professores e alunos a analisar, interpretar e se apropriar do conteúdo imagético, conduzindo a partir dele discussões críticas.
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