OS PROBLEMAS DA INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA DE NOVAS TECNOLOGIAS DESVELADOS PELA PANDEMIA

Palavras-chave: Modelo síntese. Tecnologias digitais. Formação de professores. Prática pedagógica.

Resumo

Nos reconstruímos profissionalmente para utilizar equipamentos tecnológicos, para gravar aulas, realizar videochamadas ou postar atividades nos ambientes virtuais, nesses últimos quase dois anos em que vivenciamos o ensino remoto. Nossas dificuldades reforçaram o entendimento de que é preciso compreender os desafios e buscar caminhos para promover o uso das tecnologias digitais, no planejamento de atividades de ensino e como ferramenta de aprendizagem. Pouco antes desse cenário pandêmico, finalizamos uma pesquisa na qual realizamos a descrição, qualificação e compreensão dessa realidade, a partir da análise de alguns de seus elementos constituintes: a integração física e pedagógica de novas tecnologias no contexto escolar. Considerando o resultado de nossa reconstrução profissional um reflexo da integração pedagógica discorremos sobre ela a partir desses modelos pode nos ajudar na adequação dos cursos de formação de professores para atender às orientações da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica.

Biografia do Autor

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Física Licenciatura, Mestre em Física Aplicada com Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atualmente é professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e do Curso de licenciatura do Instituto de Física da UFMS. 

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DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.44
Publicado
2023-06-16