AS FORMAS DO SILÊNCIO NO LIVRO DIDÁTICO: DA AUTORIA AO ARQUIVO

Palavras-chave: Autoria. Silenciamento. Arquivo. Livro Didático.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma síntese da nossa pesquisa de doutorado que vem sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGL/UFNT) - campus de Araguaína. Em nossa investigação, visamos analisar os recortes apagados dos textos advindos de fontes publicitárias que estão assentados nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio e, que versam sobre certas discursividades acerca de temáticas político-sociais. Por conseguinte, propomos uma averiguação das implicações da autoria do livro didático para a constituição deste objeto simbólico como arquivo. Para tanto, tomamos como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de orientação pecheuxtiana (AD), para mobilizarmos alguns conceitos como a noção de silêncio preconizada por Eni Orlandi (2007), a fim de refletirmos, principalmente, sobre uma de suas categorias: o silenciamento, que da nossa perspectiva teórica, é parte constitutiva do arquivo dos livros didáticos.

Biografia do Autor

Andreia Nascimento Carmo, Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (SEDUC)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL/ UFT). Mestrado em Ensino Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL/ UFT). Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins. Professora de Língua Portuguesa e Inglesa do Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins.

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Publicado
2022-03-11