REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA AS AULAS NÃO PRESENCIAIS: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho buscou analisar e diagnosticar os desafios e potencialidades dos estudantes do último semestre do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no Câmpus Chapecó-SC, na utilização e manuseio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no período da Pandemia causada pelo Corona Virus Disease (COVID-19) em suas aulas não presenciais. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário para coleta das informações. Como principais resultados foi possível constatar que para a maioria dos alunos foi desafiador este período e evidencia-se as dificuldades enfrentadas para a adaptação de suas rotinas e as atividades das aulas não presenciais (ANPs). Com as complicações do momento, os alunos não conseguiram ter um planejamento e organização em relação ao tempo disponível para realização das atividades, se sentiram desmotivados na busca de meios e soluções para o seu ensino aprendizagem e na integração com colegas e professores.
Referências
https://exame.com/blog/crescer-em-rede/como-a-tecnologia-pode-ajudar-nossas-escolas-a-vencer-o-coronavirus/. Acesso em: 14 out. 2020.
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 10 de novembro. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 10 nov. 1937. Recuperado em 14 nov. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em: 15 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 10 de maio de 2021..
BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. D.O.U 18/03/2020. Disponível em:
https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343-2020. Acesso em: 14 out. 2020.
CORDEIRO, K. O impacto da pandemia na Educação: A utilização da Tecnologia como ferramenta de ensino. 2020. 15 p. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Disponível em: https://docplayer.com.br/198569602-O-impacto-da-pandemia-na-educacao-a-utilizacao-da-tecnologia-como-ferramenta-de-ensino-resumo.html. Acesso em: 19 out. 2021.
CONEXIA EDUCAÇÂO. Aprendizagem remota e ensino a distância: entenda a diferença, 19 de março, 2021. Tecnologia. Disponível em: https://blog.conexia.com.br/aprendizagem-remota/. Acesso em: 10 set. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FRIGOTTO, G. Novos fetiches mercantis da pseudoteria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: ANDRADE, Juarez de; PAIVA, Lauriana G. de (Orgs.). As políticas públicas para a educação no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, p. 18-35.
IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Onde tudo começou. Florianopólis - SC. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/historico. Acesso em: 30 out. 2020.
JATOBÁ, M. Estudo revela que falta mão de obra qualificada no setor de tecnologia. Folha de Pernambuco, [S. l.], 24 Jan. 2020. Disponível em: https://www.folhape.com.br/economia/estudo-revela-que-falta-mao-de-obra-qualificada-no-setor-de-tecnologia/128753/. Acesso em: 09 set. 2021.
JUNIOR, V; MONTEIRO J. Educação e Covid-19: As Tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de Pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, ISSN 2675-1291| DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011, p. 01-15, jan./dez. 2020. Acesso em: 30 set. 2021.
LOBO, A. S. M.; MAIA, L. C. G. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Caderno de Geografia, v. 25, n. 44, Maio/2015. ISSN: 2318-2962.
MACEDO, P. C. S. Educação profissional e desenvolvimento territorial: a expansão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica,v. 2, n.13, p. 94-106, 2017. ISSN - 2447-1801. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5821/pdf. Acesso em: 04 nov. 2020.
MELO, C. Como o coronavírus vai mudar nossas vidas: dez tendências para o mundo pós-pandemia. El País. [S. l.] 13 abr. 2020. Disponível em:
https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-04-13/como-o-coronavirus-vai-mudar-nossas-vidas-dez-tendencias-para-o-mundo-pos-pandemia.html. Acesso em: 04 nov. 2020.
MIRANDA, K. O.; LIMA, A. S.; OLIVEIRA, V. C. M.; TELLES, C. B. S. Aulas Remotas em tempo de Pandemia: Desafios e Percepções de Professores e Alunos. Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso - Macéio, ISSN 2358-8829, out./2020.
MINAYO, C. S; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Edição Digital : 9788532642127, Petrópolis, Vozes, 02 ago. 2011. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Pesquisa_social/PtUbBAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0. Acesso em: 16 nov. 2021.
OBERDERFER, L. P. Z. B. Inovações Educacionais e Tecnológicas para Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC, 2020.
OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Revista Eletrônica do curso de Pedagogia da PUC Minas - Pedagogia em Ação, v. 7 n.1, p. 75-95, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em: 04 set. 2021.
ROMERO, J. A importância das TIC foi a lição mais importante deixada pela pandemia. Brecha Zero, 09 out. 2020. Disponível em:
https://brechazero.com.br/a-importancia-das-tic-foi-a-licao-mais-importante-deixada-pela-pandemia/. Acesso em: 08 set. 2021.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, v. 12 n. 34, jan/abr. 2007.
SILVA, D.; LOPES, E. L.; JUNIOR, S. S. B. Pesquisa Quantitativa: Elementos, Paradigmas e Definições. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, v. 5, n. 1, p 01-18, jan./abr. 2014.
TOMÉ, A. C. A. Trabalho e/ou Educação: História da Educação Profissional no Brasil. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.1, n.2, 2012.
VIDAL, A. S.; MIGUEL, J. R. As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea. Id on Line Rev.Mult. Psic., vol.14, n.50, p. 366-379. ISSN: 1981-1179, Maio/2020.
VIEIRA, A. M. D. P; JUNIOR, A. S. A Educação Profissional no Brasil. Revista Interacções, n.40, pg. 152-169, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).