EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DURANTE E APÓS A PANDEMIA

Palavras-chave: Tecnologias digitais da informação e comunicação. Ensino remoto emergencial. Educação. Pandemia.

Resumo

A educação vem enfrentando vários desafios durante este período de pandemia e após a pandemia outros processos continuarão a ocorrer. É necessário que os professores e alunos tenham aptidão ao ensino remoto emergencial e também as tecnologias digitais da informação e comunicação. Com esta premissa, o presente texto objetiva analisar e discutir a educação e as tecnologias digitais da informação e comunicação durante e após a pandemia. Está fundamentado em autores como, Antunes (2014), Freire (1996, 2006, 2018), Garofalo (2020) e Libâneo (2011), sendo uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Diante das investigações, conclui-se, a priori, que: os cenários virtuais continuarão presentes na educação após a pandemia; os professores devem se aperfeiçoar para usá-los com objetividade; as práticas educativas precisam continuar alcançando os sujeitos da aprendizagem.

Biografia do Autor

Luiz Claudio Correia dos Santos, FUNDAÇÃO BRADESCO

Mestrando em Educação pela UFS, licenciado em Letras Língua Portuguesa e Pedagogia, bacharel em Administração. Atualmente é professor da Fundação Bradesco.

Jhonatas Isac Pereira Lima, Universidade Federal do Sergipe (UFS)

Graduado em Geografia pela UFS. Atualmente é professor da rede municipal em Aracaju.

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Publicado
2023-04-04