PROJETO CULTURAL MEMÓRIA VIVA: 20 ANOS DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE
Resumo
Este artigo apresenta o projeto cultural “Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire” (BCPF), aprovado na Lei Aldir Blanc em dezembro de 2020 e realizado no município de Presidente Figueiredo (AM). Descreve a história memorial de sua idealizadora, a professora Elzimar dos Santos Ferreira. Fundamenta-se na abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação, especialmente por sua caraterística social articulada a uma estratégia de intervenção comunitária. Nessa perspectiva, ressalta-se a metodologia do trabalho desenvolvido por ela e as ações do projeto, como plano de comunicação, limpeza, reforma e manutenção do espaço e produção de documentário. A fundamentação teórica aborda a biblioteca como um espaço não formal de educação que fomenta o desenvolvimento social, artístico e cultural de seus leitores/interagentes e reflete sobre parcerias, especialmente com escolas e universidades. Por fim, como resultado, surgem produtos culturais enquanto apresentam-se possibilidades de atuação para as futuras gerações.
Referências
BOLETIM Nº. 2. Atividades de Incentivo à Leitura, dezembro de 2019. Projeto de extensão Práticas Leitoras. Disponibilidade em:
BOLETIM Nº. 4. Mapeando Bibliotecas em Presidente Figueiredo, abril de 2020. Projeto de extensão Práticas Leitoras. Disponibilidade em:
CACHOEIRAS DE LETRAS (documentário). Direção de Denilson Novo. Presidente Figueiredo: La Xunga Produções, 2021, 22min41, color., son., leg. Português. Disponibilidade em:
FERREIRA, Elzimar dos Santos. Entrevista com Elzimar dos Santos Ferreira. Presidente Figueiredo, 29 de dezembro de 2020. Citação de textos eletrônicos [on-line]. Troca de mensagem por WhatsApp. Entrevistadora: Elisângela Silva de Oliveira. Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.
FERREIRA, Elzimar dos Santos. Entrevista com Elzimar dos Santos Ferreira. Presidente Figueiredo, 26 de fevereiro de 2021. Entrevistadora: Elisângela Silva de Oliveira. Troca de mensagem por WhatsApp, depoimentos reunidos em 10 arquivos mp3 (10min24s). Transcrição realizada por meio do aplicativo Transcriber. Entrevista concedida ao projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.
FERREIRA, Elzimar dos Santos. Entrevista com Elzimar dos Santos Ferreira. Presidente Figueiredo, 20 de outubro de 2021. Citação de textos eletrônicos [on-line]. Troca de mensagem por WhatsApp. Entrevistadora: Elisângela Silva de Oliveira. Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. Coleção Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de Método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
LOPES, Jonatan Pereira. Depoimento de Jonatan Pereira Lopes. Presidente Figueiredo, 02 de janeiro de 2022. Citação de textos eletrônicos [on-line]. Troca de mensagem por WhatsApp. Entrevistadora: Fátima Maria da Rocha Souza. Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.
MACHADO, Elisa; VERGUEIRO, Waldomiro. Bibliotecas Comunitárias como prática social no Brasil. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-11, ago. 2010. Disponibilidade em:
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 1993.
SOUZA, Fátima; LIRA, Raquel. Registro de Memória. In: SOUZA, Fátima; ANDREATTA, Elaine; LIRA, Raquel; DAOU, Geórgia Pozzetti (org.). Janelas de leitura: Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas [livro eletrônico]. Manaus: Edição Geórgia Pozzetti Daou, 2021.
UFMG. Folheto para a criação de bibliotecas comunitárias auto-geridas. Programa de ensino, pesquisa e extensão A Tela e Texto; Setor de bibliotecas comunitárias, [2010]. Disponibilidade em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).