GÊNERO FANZINE E FAKE NEWS: EXPERIÊNCIA DE LEITURA E PRODUÇÃO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Kayla Pacheco Nunes Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc/TO) https://orcid.org/0000-0002-8403-0586
  • Andra Martins Ribeiro Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc/TO)
Palavras-chave: Leitura. Fanzine. Fake News. BNCC.

Resumo

O artigo em pauta tem como objetivo analisar as contribuições do gênero fanzine para práticas de leitura de textos que veiculam fake news por estudantes do Ensino Fundamental. Os dados são provenientes de experiência de leitura e produção realizada com alunos do 9º ano de uma escola rural no norte do Tocantins. Para compor este estudo foi realizada oficina que partiu da leitura de textos multimodais com discursos mentirosos, observação de suas regularidades enunciativas, culminando na produção de um panfleto com método do gênero fanzine para prevenção às fake news. O produto foi criado a partir das atividades manuais confeccionadas pelos estudantes e das discussões em sala de aula sobre literatura e produção de texto. A pesquisa é de caráter qualitativo e tem como base teórica, principalmente, autores como Rojo (2012), Barros (2019), Silva (2019) e Araújo (2017). A relevância da pesquisa está na importância social, na riqueza da leitura e produção num viés crítico, participativo e autônomo, além da ampliação das práticas pedagógicas para um ensino colaborativo e criativo.

Biografia do Autor

Kayla Pacheco Nunes, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc/TO)

Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Pedagogia pela
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora da educação básica na Rede Estadual do Tocantins. É membro do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins (GESTO). 

Andra Martins Ribeiro, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc/TO)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pelo Instituto Nacional de Ensino (INEEAD).  Professora de Educação Básica nas Secretarias de Educação dos Estados de Goiás e Tocantins. 

Referências

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ROJO, Roxane Helena Rodrigues (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SILVA, Luíza Helena Oliveira. Interações, leituras e sentidos em tempos de fake news: desafios para a formação de leitores no contexto escolar. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/esse/article/view/161838> Acesso em: 13 jan 2020.

Publicado
2022-03-11