EDUCAÇÃO INCLUSIVA SABERES E AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PALMAS -TO

Palavras-chave: Política de Inclusão. Educação Especial. Formação Inicial e Continuada.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar os direcionamentos da política de educação especial para a formação docente, bem como, os saberes construídos na formação e os reflexos no âmbito da educação básica na Cidade de Palmas-TO. Trata-se de uma investigação qualitativa com delineamento de estudo de caso, tendo como fontes documentos legais elaborados pelo governo federal; produção acadêmica com dados coletados na plataforma Scientific Electronic Library Online (Scielo), questionários, aplicados com professores do AEE e entrevistas com professores do ensino regular. Por meio da análise de conteúdo e técnica temática categorial identificamos as unidades temáticas: formação continuada, formação inicial, demandas e desafios da formação na educação básica. Os resultados apontam necessidade de formação continuada em educação especial para professores do ensino regular e AEE, organização de tempos e espaços para a articulação do trabalho conforme Resolução nº 2 de 2009, oferta de AEE na mesma escola da matrícula no ensino regular.

Biografia do Autor

Simone Maria Alves de Lima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Educação pela UFT. Professora do Atendimento Educacional Especializado pela Secretaria de Educação Municipal de Palmas - TO. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino. 

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação pela Unimep. Mestre em Educação pela Uniso. Professora associada na Universidade Federal do Tocantins (UFT), leciona e orienta no curso de pedagogia, no mestrado em educação na linha de pesquisa: currículo, formação de professores e saberes docentes e no doutorado em Educação na Amazônia (Rede Educanorte). 

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Publicado
2022-03-11