AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CONTEXTO DAS PARCERIAS PÚBLICO- PRIVADA: O PAEBES CAPIXABA COMO LIMITADOR DA PRÁTICA LEITORA
Resumo
Este artigo apresenta discussão acerca das avaliações externas em escolas capixabas no contexto das parcerias público-privada. A partir de uma concepção materialista histórica e dialética, fez-se uma análise dessa política educacional, tendo como foco central o PAEBES (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo). Os eixos estruturantes do programa, baseados em modelos avaliativos estandartizados, estão cada vez mais presentes na organização curricular do Espírito Santo, tornando relevante uma reflexão acerca de sua concepção, aplicabilidade e intencionalidade. Este trabalho, cuja metodologia debruça-se sobre material bibliográfico e documental, além da parte introdutória e das considerações finais, apresenta três seções: a) considerações sobre o ensino de literatura a partir da concepção da pedagogia histórico-crítica, b) as parcerias público-privada na educação capixaba e a política de implementação dos descritores de Língua Portuguesa c) a instrumentalização da leitura literária para fins de avaliação externa, o PAEBES. O resultado aponta que a inserção dessas práticas no processo de ensino tem paulatinamente limitado a autonomia metodológica docente nas aulas de Língua Portuguesa.
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