AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CONTEXTO DAS PARCERIAS PÚBLICO- PRIVADA: O PAEBES CAPIXABA COMO LIMITADOR DA PRÁTICA LEITORA

Palavras-chave: Pedagogia Histórico-crítica. Ensino de Literatura. Parceria Público-Privada. Avaliações Externas

Resumo

Este artigo apresenta discussão acerca das avaliações externas em escolas capixabas no contexto das parcerias público-privada. A partir de uma concepção materialista histórica e dialética, fez-se uma análise dessa política educacional, tendo como foco central o PAEBES (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo). Os eixos estruturantes do programa, baseados em modelos avaliativos estandartizados, estão cada vez mais presentes na organização curricular do Espírito Santo, tornando relevante uma reflexão acerca de sua concepção, aplicabilidade e intencionalidade.  Este trabalho, cuja metodologia debruça-se sobre material bibliográfico e documental, além da parte introdutória e das considerações finais, apresenta três seções: a) considerações sobre o ensino de literatura a partir da concepção da pedagogia histórico-crítica, b) as parcerias público-privada na educação capixaba e a política de implementação dos descritores de Língua Portuguesa c) a instrumentalização da leitura literária para fins de avaliação externa, o PAEBES. O resultado aponta que a inserção dessas práticas no processo de ensino tem paulatinamente limitado a autonomia metodológica docente nas aulas de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Poliana Bernabé Leonardeli, Faculdade Municipal de Linhares (Faceli)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo(UFES). Professora titular da Faculdade Municipal de Linhares (Faceli), atua nos cursos de Pedagogia e Administração, nas ementas de Língua Portuguesa, Didática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Infantil e Juvenil. 

Fransueiny Pereira Fleischmann , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

 Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). 

Referências

BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos: Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial. Resumo executivo. Washington, DC: Banco Mundial, 2011.

CAED, 2018. Disponível em: PAEBES (caedufjf.net) . Acesso em: 23 de março de 2021.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _______. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p.171-193. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/296648/mod_resource/content/1/Candido%20O%20Direito%20%c3%a0%20Literatura.pdf. Acesso em 08 mar. 2021.

DALE, R. Globalização e Educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação, Sociedade & Culturas. Porto, número 16, 2004, p. 423-460.

DALVI, M. A. Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 52, p. 137-153, abr./jun. 2014. Editora UFPR. Disponível em: . Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 52, p. 137-153, abr./jun. 2014. Editora UFPR - Pesquisa Google. Acessado em 23 mar. 2021

DALVI, Maria Amélia. Um clássico sobre educação literária: O direito à literatura, de Antonio Candido. Via Atlântica (USP), v. 35, p. 221-234, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154687. Acesso em 08 mar. 2021.

DUARTE, Newton. A Pedagogia Histórico-crítica e a Formação da Individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v.5, n.2, p.59-72, 2013.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5ª edição. Rev. Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

ESTEBAN, Maria Teresa. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista de Brasileira de Educação, v.17, n. 51, p. 573-743, set/dez. 2012.

EVANGELISTA. O. Apontamentos para o trabalho com documentos em política educacional. In: ARAÚJO, R. M. L.; RODRIGUES, D. S. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas: Editora Alínea, 2012.

FERREIRA, Nathalia Botura de Paula, DUARTE, Newton. de Paula Literatura e Educação, uma análise marxista. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 13, 2010. Disponível em: Literatura e educação: uma análise marxista | Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais (unesp.br). Acesso em 20 mar. 2021.

FERREIRA, Nathalia Botura de Paula. A catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para o ensino de Literatura. 2012. 170 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/154610>. Acesso em 10 mar. 2021.

FREITAS, Luiz Carlos de. Responsabilização, meritocracia e privatização: conseguiremos escapar ao neotecnicismo? Trabalho apresentado no III Seminário de Educação Brasileira. Cedes – Unicamp, 2011.

FREITAS, Luiz Carlos de. A Reforma Empresarial da Educação. Nova direita, velhas ideias. 1 ed. São Paulo. Expressão Popular, 2018.

MATOS, Luciane Martins de Oliveira. Programa Escola Viva (ES): uma análise do modelo de gestão educacional. Tese de Doutorado em Educação – Universidade Estácio de Sá, 2020.

MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações – 11.ed.rev. São Paulo: Autores associados, 2013.

PILATI, Alexandre. O poeta nacional sem nação: impasses da formação do Brasil na lírica de Carlos Drummond de Andrade. 2007. 222 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: Repositório Institucional da UnB: O poeta nacional sem nação : impasses da formação do Brasil na lírica de Carlos Drummond de Andrade. Acesso em 16 mar. 2021

ROBERTSON, Susan; VERGER, Antoni. A origem das parcerias público-privada na governança global da educação. Educ. Soc., Campinas , v. 33, n. 121, p. 1133-1156, dez. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 29 mar. 2021.

Publicado
2022-06-06