GUERRAS CULTURAIS E FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS DA POLARIZAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DISCURSIVO

A DISCURSIVE STUDY

  • Mailson Fernandes Cabral de Souza Universidade Católica de Pernambuco
  • Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo Universidade Católica de Pernambuco

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da polarização política no debate público. Tomamos como corpus três textos, um no site do Jornal Folha de São Paulo e dois no site Justificando, pertencente à revista Carta Capital. Eles compõem um debate ocorrido, no final do mês de novembro de 2017, entre dois articulistas sobre os sentidos da polarização. O marco teórico-metodológico para o estudo foi o da Análise do Discurso de linha francesa e os principais conceitos utilizados foram os de formações imaginárias, antecipação, efeitos de sentido e posição-sujeito. Como resultado, observamos que o efeito polarizante das guerras culturais inviabiliza a construção de pautas comuns no debate político, não permitindo uma ruptura com o discurso da política enviesada.

Biografia do Autor

Mailson Fernandes Cabral de Souza, Universidade Católica de Pernambuco

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atualmente é colaborador e membro do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, localizado na UNICAP. Tem experiência na área de pesquisa em Ciências da Religião e Análise do Discurso de linha francesa.

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Universidade Católica de Pernambuco

Professora adjunta II da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem.

Publicado
2018-07-04