TECNOLOGIA MIDIÁTICA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO AUTISTA

Palavras-chave: Autismo. Educação. Tecnologia.

Resumo

O estudo teve por objetivo geral descrever as possibilidades de uso da tecnologia midiática no atendimento educacional ao estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Período de 2017 a 2020, a partir das bases teóricas científicas de Prodanov (2013). O estudo é qualitativo, análise documental e estudo bibliográfico. A Rede Estadual de Ensino atende cerca de 359 estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa, realizada no Portal de Periódicos da Capes, aponta resultados positivos de pesquisas com estudantes TEA e professores que utilizam da tecnologia na prática pedagógica. Retomando ao objetivo do estudo, pode-se concluir que as possibilidades de uso de tecnologias midiáticas no processo de ensino do estudante TEA são significativas e importantes. No entanto, falta formação continuada para os professores melhorarem suas práticas e uso dos referidos recursos e metodologias, além de melhorias tecnológicas nas escolas e nas salas de recursos.

Biografia do Autor

Dinaldina Tavares Rodrigues, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc - TO)

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Goiás. Especialista em Transtorno do Espectro Autista (UFT). Graduada em Língua Portuguesa/Inglês(UEG). Professora da rede estadual de ensino de Palmas-Tocantins.

Maria de Lourdes L. Macedo, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc - TO)

Doudoranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Professora da rede estadual de ensino do Tocantins. Membro do grupo de estudos História, Historiografia e Fontes de Pesquisa (HHFPE-UFT).

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Publicado
2022-03-11