ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO EAD

Palavras-chave: Formação de Professores de Educação Física. Estágio Supervisionado. Educação a Distância.

Resumo

Discute as maneiras de fazer o Estágio Supervisionado (ESUP) de Educação Física em Educação a Distância (EaD), fundamentando-se em elementos estruturantes da formação de professores, tendo como foco o consumo produtivo dos praticantes (CERTEAU, 2009). Argumenta pela necessidade de a formação ser constituída por dentro da profissão, inspirada no encontro entre a iniciação à docência e o próprio trabalho docente. Realiza pesquisa qualitativa, do tipo documental, utilizando como fontes o Projeto Pedagógico de Curso e o material didático das disciplinas de ESUP. Na produção dos dados, faz uso da análise de conteúdo (BARDIN, 2006), com base em elementos estruturais do ESUP quando foram privilegiadas ações que dão prioridade à coletividade, à partilha, à investigação, à autoria docente. As maneiras de fazer o ESUP de Educação Física EaD no curso investigado demonstraram um processo de formação na dimensão do saber, do “saber fazer” e do “saber ser” com a construção de experiências, no consumo da realidade educacional e da própria formação, em operações realizadas pelos seus praticantes. Conclui que o projeto de formação assumido contribuiu para a formação dentro da profissão, fortalecendo a articulação entre formação inicial e continuada e, ainda, produzindo uma apropriação singular da ação pedagógica no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Mariana Pozzatti, Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA)

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Professora da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA). Gerente do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo, vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDU/CEFOPE/GEPED).

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Kezia Rodrigues Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Referências

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Publicado
2022-04-08