PROCESSOS DE SINGULARIZAÇÃO NOS MODOS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR/A PARA UMA ESCOLA DE OUTROS TEMPOS

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Didática. Pandemia.

Resumo

No presente texto, buscamos como objetivo refletir acerca das dinâmicas pelas quais tem permitido tecer processos de singularização nos modos de ser e fazer-se professor/a para uma escola de outros tempos que se apresenta nesse período da pandemia. Trata-se de um ensaio teórico para pensar como os/as docentes vem constituindo sua subjetividade diante desse novo contexto educativo de aprender e ensinar. Nos fundamentamos em: Guattari; Rolnik (1996), Imbernón (2016), Morin (2020), Nóvoa (2020), e outros. Como resultados refletimos que outros modos de compor-se professor/a emergiram, passando, o/a docente a reaprender e reinventar-se diante da diversidade de saberes e fazeres da prática educativa e pedagógica na pandemia. Assim, os processos de singularização do ser, fazer e saber foram permitindo a tessitura de uma professoralidade que foi se constituindo em outras tantas didáticas necessárias e desafiantes para salvar a escola e dar continuidade ao projeto educativo de formação humana.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA). É Professor Adjunto I do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-Ma.

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora Adjunta III do Departamento de Educação (UEMA/CESC). Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação PPGE/UEMA e do Mestrado e Doutorado em História do PPGHIST/UEMA.

Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)/Campus Caxias. Atualmente, é Supervisor Pedagógico efetivo na Prefeitura Municipal de Codó e Professor efetivo dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Caxias/MA.

Referências

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

GUSDORF, Georges. Professores para que? Para uma pedagogia da pedagogia. Tradução M. F. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Encontro consigo e com o outro: tecendo subjetividades em narrativas de uma pesquisaformação na pandemia. Caderno de Letras, Pelotas, n. 40, pp.221--236, maio-agosto 2021. Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20697/13492>. Acesso em: 30 set. 2021.

MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. [tradução Ivone Castilho Benedetti], colaboração Sabah Abouessalam. 1.ed. Bertrand Brasil, 2020.

NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação, entrevista. Revista Com Censo, #22 • volume 7 • número 3 • agosto 2020. Disponível em: < http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905/551>. Acesso em: 29 set. 2021.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2016.
Publicado
2023-04-04