UMA ANÁLISE DOS RECURSOS DE ADAPTAÇÃO DO FILME DA OBRA “AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - O LEÃO, A BRUXA E O ROUPEIRO”
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a adaptação de obras literárias para o cinema. O objetivo é compreender como os recursos audiovisuais podem auxiliar nessa transcrição. Mostrar como é possível transformar as páginas de um livro em imagem e som. O objeto de estudo é o livro “As Crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda roupa”, bem como o filme de mesmo nome. Um breve contexto histórico do cinema é apresentado, seguido da história dos contos de fadas. Analisamos como foi feita a transposição do livro para o cinema, utilizando algumas passagens da obra literária e como o cinema utilizou-se dos recursos audiovisuais para dar vida às paginas do livro. Desse modo, buscamos aportes teóricos como Balogh (1996), Carrière (1995), Field (1995) e entre outros.
Referências
ADORO CINEMA. As Crônicas de Nárnia. 2008. Disponível em: http://www.adorocinema.com. Acesso em: 22 abr. 2008.
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Direção de Andrew Adamson e Michael Apted. Disney, 2006. 1 DVD ( 140 min).
ARAÚJO, Inácio. Cinema: o mundo em movimento. São Paulo: Scipione, 1995.
BALOGH, Anna Maria. Conjunções, disjunções, transmutações: da literatura ao cinema e à TV. São Paulo: Annablume, 1996.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1980.
CANAL KIDS. 2008. Disponível em: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/era.htm. Acesso em: 26 abr. 2008.
CANAL KIDS. 2008. Disponível em: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/sessao2.htm. Acesso em: 26 abr. 2008.
CARÁ, Valentina Metsavaht. A estrutura da adaptação: uma análise das funções narrativas na adaptação da obra “Harry Potter e o Cálice de Fogo” para o cinema. São Leopoldo, 2007. 53f. Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção para a aprovação no Curso de Realização Audiovisual da Universidade do Vale dos Sinos, 2007.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo: Ática, 1991.
COELHO, Raquel. A arte da animação. Belo Horizonte: Formato, 2000.
CONTANDO HISTORIA. 2008. Disponível em: http://www.contandohistoria.com/fadas. Acesso em: 12 mai. 2008.
CONTRACAMPO. 2008. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/50/primeirapessoa2.htm. Acesso em: 02 jun. 2008.
CORSO, Diana Lichtensteis; CORSO, Mário. Fadas no divã. Porto Alegre: Artmed, 2006.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de janeiro: Globo, 1987.
C.S.LEWIS. 2008. Disponível em: http://www.cslewis.com. Acesso em: 02 jun. 2008.
COUTINHO, Evaldo. A imagem autônoma. São Paulo: Perspectiva, 1996.
DEVIR. 2008. Disponível em: http://www.devir.com.br/starwars/biografia.php. Acesso em: 10 mai. 2008.
DISNEY. 2008. Disponível em: http://www.disney.com.br/DVDvideo/narnia/livros/index.html. Acesso em: 20 mai. 2008.
DISNEY. 2008. Disponível em: http://www.disney.com.br/DVDvideo/narnia/shell_content.html?cid=BR. Acesso em: 20 mai.2008.
FELINTO, Marilene in CORSO, Diana Lichtensteis; CORSO, Mário. Fadas no divã. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
FIELD, Syd. Quatro roteiros. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2004.
MAGALHÃES, Ligia Cademartori. O que é literatura infantil. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
LEWIS, Clive Staples. As crônicas de Nárnia: [volume único]. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da animação: técnica e estética através da história. 2.ed. São Paulo: Senac, 2005.
MARTEN, Luiz Carlos. Cinema: entre a realidade e o artifício. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2007.
NAZÁRIO, Luiz in J. Guinsburg e Ana Mae Barbosa. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
RODRIGUES, Lourdes. A sétima arte. v.2 - O cinema do mundo. São Paulo, SP. Lemos, 2005.
RODRIGUES, Lourdes. . A sétima arte. v.4 - Gêneros do cinema. São Paulo, SP. Lemos, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).