FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DIGITAL: PERSPECTIVA DE QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O crescente avanço no campo do conhecimento – o das tecnologias digitais da informação e comunicação – tem motivado o professor a rever sua prática pedagógica e concepção de ensino-aprendizagem de forma potencializar a construção do conhecimento na sala de aula. O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação dos professores nas políticas públicas de inclusão digital nos municípios de Augustinópolis, Dianópolis e Palmas do Tocantins. A intenção da pesquisa foi analisar os impactos dessas políticas na melhoria da qualidade das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa básica quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, tendo seus dados extraídos de questionários e entrevistas com os professores do ensino médio envolvidos no processo de formação continuada para inclusão digital. Esse estudo indica que a formação para a inclusão digital dos professores do ensino médio ainda é um desafio a ser vencido pelos municípios pesquisados. Além disso, sinaliza que o processo de integração das tecnologias à prática pedagógica é entendido pelos os professores como essencial, mas sugerem mudança pedagógica na formação continuada para inclusão digital no ensino médio.
Referências
BELLONI, Maria Luísa. Mídia e educação a distância na formação de professores. In: MILL, Daniel;PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a distância desafios contemporâneos. São Carlos: EduFScar, 2010. P. 245 -261.
BEHRENS, Marilda Aparecida. PROJETOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUM PARADIGMA EMERGENTE. In: Moran, Manuel José; Masetto,Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campina, São Paulo: Papirus 2002.
DOURADO, Luiz Fernandes. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E DESAFIOS. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015.
GONSALVES, Pereira Elisa. Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2007.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2009.
KATO, Fabiola B. Grello; SANTOS, Silvia Alves dos; SILVA Júnior, João dos Reis. Políticas para formação de professores a distância: implicações politicas e teóricas. In: SOUZA, Dileno Dustan Lucas de FLORESTA, Maria das Graças Soares (Org.). Educação a distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo, Xamã, 2010. P. 34-52.
KENSKI, Vani Moreira. TECNOLOGIAS E TEMPO DOCENTE. Campinas SP. Papirus .2013.
LEAL, Willany Palhares, Tecnologias e Educação a Distância nas Políticas Públicas de Formação de Professores: o habitus professoral na UNITINS.TESE DOUTORADO, (Departamento de Sociologia) 2013 - UnB. Brasília - DF
LEAL, Willany Palhares; SOUSA, Vanessa Leal. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Humanidades e Inovação v.6, n.10 – 2019 p.119.
MILL, Daniel. Das inovações tecnológicas ás inovações pedagógicas. Considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância. In: PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a distância desafios contemporâneos. São Carlos: EduFScar, 2010. P. 267-286
MORAN, Manuel José. Texto revisto e ampliado de Ensino e Aprendizagem
Inovadores com apoio de tecnologias, in Novas Tecnologias e Mediação
Pedagógica, Campinas: Papirus, 21ª Ed. 2014; p. 21-29.
_____________ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM TECNOLOGIAS AUDIVISUAIS E TELEMÁTICAS. In: Behrens, Marilda Aparecida; Masetto, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campina, São Paulo: Papirus 2002.
PIMENTEL, Nara. Educação superior a distância nas universidades públicas no Brasil: reflexões e práticas. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a distância desafios contemporâneos. São Carlos: EduFScar, 2010. P. 267-286.
Pretto, Nelson De Luca Rocha, Nicia Cristina Rocha Riccio. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar, Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010. Editora UFPR.
RICHIT, Adriana, MALTEMPI, Marcus Vinícius, A formação de professores nas políticas públicas de inclusão digital: o programa UCA-Erechim (RS) Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. 1, p. 17-41, jan./abr. 2013.
SCHELMMER, Eliane. Inovações Tecnológicas Na educação: In: MILL, Daniel;
PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a distância desafios contemporâneos. São Paulo
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).