FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DIGITAL: PERSPECTIVA DE QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO

  • Willany Palhares Leal Unitins
  • Marcos Antônio Dozza Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-2295-6420
  • Alcides Moreira do Nascimento Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Formação de Professores. Inclusão Digital. Prática Pedagógica. Ensino Médio.

Resumo

O crescente avanço no campo do conhecimento – o das tecnologias digitais da informação e comunicação – tem motivado o professor a rever sua prática pedagógica e concepção de ensino-aprendizagem de forma potencializar a construção do conhecimento na sala de aula. O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação dos professores nas políticas públicas de inclusão digital nos municípios de Augustinópolis, Dianópolis e Palmas do Tocantins.  A intenção da pesquisa foi analisar os impactos dessas políticas na melhoria da qualidade das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa básica quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, tendo seus dados extraídos de questionários e entrevistas com os professores do ensino médio envolvidos no processo de formação continuada para inclusão digital. Esse estudo indica que a formação para a inclusão digital dos professores do ensino médio ainda é um desafio a ser vencido pelos municípios pesquisados. Além disso, sinaliza que o processo de integração das tecnologias à prática pedagógica é entendido pelos os professores como essencial, mas sugerem mudança pedagógica na formação continuada para inclusão digital no ensino médio.

Biografia do Autor

Willany Palhares Leal, Unitins

Doutora em Sociologia e Mestra em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Marcos Antônio Dozza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrado em Administração. Graduação em Ciências Econômicas. Professor pesquisador da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

 

Alcides Moreira do Nascimento, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduado em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas; Política e Estratégia Nacional; Administração Pública; Gestão Escolar e Metodologia do Ensino de História e Geografia.

 

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Publicado
2022-08-09
Seção
Artigos