ENSINAR CRITICAMENTE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO CONTEXTO PANDÊMICO: POTENCIALIDADES DE UM PRODUTO EDUCACIONAL DIGITAL

Palavras-chave: Atividade física. Educação Física. Produção de materiais didáticos. Autorregulação.

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é descrever e analisar o processo teórico-metodológico de utilização no ensino remoto de um produto educacional (PE) destinado a ensinar criticamente conceitos teórico-práticos sobre o tema atividade física, saúde e sociedade (AFS), em turmas do Ensino Médio de um Colégio Público no Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja etapa de aprimoramento do PE foi desenvolvida no primeiro semestre de 2021, em aulas de Educação Física. Essa experiência envolveu aproximadamente 210 estudantes, com quatro subtemas estruturados durante oito semanas: estilo de vida saudável como direito ou privilégio; estabelecimento de metas e aspectos pessoais e sociais; monitoramento da AF; avaliação: cumprimento das metas. Os resultados indicam o potencial do PE de utilizar o tema atividade física como estratégia de autocuidado para fazer os estudantes refletirem sobre os próprios estilos de vida e de aprendizagem, de modo crítico e contextualizado.

Biografia do Autor

Bruno dos Santos Gouvea, Colégio Pedro II/Departamento de Educação Física

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação Básica pelo Programa de Mestrado Profissional Colégio Pedro II (CPII) e Doutorando em Ciências Médicas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGCM - UERJ). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Departamento de Educação Física no Colégio Pedro II (CPII).

Kátia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II/Departamento de Educação Física e Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Pedagoga e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutorado em Educação (UFRJ) e Pós-doutorado em Medicina no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PGCM - UERJ). Atualmente é Professora Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Pedro II (CPII).

Thaís Porto Amadeu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado e Doutorado na Pós-Graduação em Morfologia pela UERJ. Atuou como Pesquisadora Visitante Junior no Laboratório de Hanseníase no Instituto Oswaldo Cruz na Fiocruz/RJ, onde também realizou seu Pós-Doutorado na área de Hanseníase. Atualmente atua como Professora Associada da disciplina de Patologia Geral na Faculdade de Ciências Médicas (UERJ).

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Publicado
2023-03-27
Seção
Relatos de Experiência