A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO ESCRAVO NA NARRATIVA ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS

  • Daniela Soares dos Santos Educação Básica em Torixoréu - MT
  • Tereza Ramos de Carvalho UFMT

Resumo

O presente trabalho é uma análise da relação literatura e história social na obra Úrsula, da escritora Maria Firmina dos Reis, observando sua atitude política ao denunciar a escravidão negra no Brasil do século XIX como resultado do fenômeno da diáspora africana. O negro na literatura brasileira, produzida antes do século XIX, sempre foi estereotipado, retratado como exótico, desumanizado, inferiorizado. Já em Úrsula, mesmo inserido no tempo e espaço do período colonial brasileiro, onde predominava o racismo e a violência do regime escravocrata, a autora elege a figura do negro com uma conotação positiva, virtuosa, que contraria os estereótipos construídos durante o processo colonial ao qual foi submetido.  Maria Firmina dos Reis promove uma inversão desses valores, ao projetar esses personagens para o plano do protagonismo.  Para a pesquisa nos embasamos em Freyre (2003), Ribeiro (1995), Oliveira (2007), Césarie (1978), Fanon (2002), Nascimento (2009), entre outros.

Biografia do Autor

Daniela Soares dos Santos, Educação Básica em Torixoréu - MT

Bolsista VIC, em 2016, do Projeto de Pesquisa Literaturas de Língua Portuguesa: Interculturalidade e Descolonização e egressa do curso de Letras, atualmente atua como professora substituta da Educação Básica em Torixoréu - MT.

Tereza Ramos de Carvalho, UFMT
Possui Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasilia (2013) - UnB; Mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2003) e Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1999). É professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Na Faculdade Guaraí -TO, foi professora de Ensino Superior de 2001 a 2009, onde atuou como coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e extensão de 2004 a 2008; Em 2010 atuou como Coordenadora de Ensino Superior na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins. Foi professora do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso - FECIPAR - TO de 2006 a 2009. Na SEDUC - TO foi professora de Educação Básica de 1979 a 2010 e atuou como técnica na Coordenadoria de tecnologias aplicadas à Educação, de 2011 a 2012. Possui experiência com " Universidade Aberta", atuou como Tutora Presencial da UAB/UnB - Polo de Palmas. Possui experiência em Educação Básica, Ensino Médio, Ensino Superior e Especialização - na área de Letras com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa, Literatura Regional, Comparada e Infanto Juvenil, Teoria da Literatura e Língua Portuguesa.
Publicado
2018-03-08