LEITORES E EXPERIÊNCIA POÉTICA: ENCONTROS POSSÍVEIS NA ESCOLA

  • Maria Socorro da Silva Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc)
  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal Norte do Tocantins (UFNT)
Palavras-chave: Leitura. Letramento Literário. Literatura. Poesia.

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa maior, realizada em 2017, norteada pelos estudos do letramento literário, cujo objetivo foi promover o encontro entre leitor e texto literário. A investigação, de cunho qualitativo, consistiu numa intervenção em um Centro de Ensino Médio da rede pública estadual, em Palmas, Tocantins. No estudo o texto poético foi focalizado a partir da obra Um poema catedral uma canção, do autor Célio Pedreira. A análise qualitativa dos dados evidenciou que na interação mediante a leitura literária com os alunos houve um resgate do prazer de “ouvir” poesia favorecendo a construção de sentidos do texto poético. Os alunos da escola-campo se mostraram capazes ler o texto construindo interpretações mediadas por suas subjetividades, nas quais deixaram emergir suas vivências, seus suas emoções, seus sofrimentos e demonstraram grande facilidade em relacionar a poesia aos seus contextos de vida cotidiana, via texto poético favorecendo a formação do leitor literário na escola.

Biografia do Autor

Maria Socorro da Silva, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc)

Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997). Graduação em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993).  Professora da Rede Municipal de Palmas (Semed), da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).  Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitores, leitura e literatura brasileira. 

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997). Graduação em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993). Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitores, leitura e literatura brasileira.

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Publicado
2022-03-11